ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Na surdina, funcionários de IMOL tentam destrocar corpos em cemitério

Edivaldo Bitencourt e Renan Nucci | 27/11/2014 16:00
Gaveta estava aberta e com massa preparada para colocar caixão correto no cemitério (Foto: Alcides Neto)
Gaveta estava aberta e com massa preparada para colocar caixão correto no cemitério (Foto: Alcides Neto)

Os funcionários do IMOL (Instituto Médico e Odontológico Legal) tentaram destrocar, na surdina, os corpos do funileiro José Aparecido dos Santos, 49 anos, e Cícero Rosa, na manhã desta quinta-feira (26) no Cemitério Santo Amaro. No entanto, a operação fracassou porque foi flagrada por familiares e, após a exumação, os corpos serão submetidos a exame de DNA para confirmar a identidade dos mortos.

A tentativa revoltou os familiares do funileiro, que foi encontrado morto por volta das 14h30 de sexta-feira (21) e só foi liberado pelo IMOL na segunda-feira à tarde. “Eles queriam enterrar na surdina, aproveitar que (a gaveta) estava aberta”, contou a irmã de José, Andréia Braúna, 33 anos.

Ao saber da exumação, os irmãos do funileiro foram até o cemitério e flagraram a tentativa de sepultar José Aparecido no lugar correto. No entanto, a família não permitiu a “troca” dos caixões no cemitério. Então, os funcionários do IMOL levaram os corpos de volta ao Instituto Médico para a realização dos exames.

A confusão começou na sexta-feira. O IMOL atrasou a liberação do corpo porque um funcionário, do setor de exame, estava de férias e a liberação só ocorreria na quarta-feira. No entanto, a família pressionou e a liberação ocorreu na segunda-feira (24).

O corpo de Cícero Rosa foi velado e sepultado como se fosse de José Aparecido. A família só descobriu o erro ontem, quando a direção do IMOL entrou em contato e informou da troca.

“Enterramos outra pessoa. Tem um estranho sepultado junto com o corpo de nossa mãe”, afirmou o micro-empresário e acadêmico André Luiz Brauna, 31, irmão da vítima.

Na manhã de hoje, a família flagrou outra trapalhada, quando funcionários exumaram e estavam tentando sepultar José Aparecido na cova correta, ao lado da mãe.

Segundo Andréia, a família não deixou porque deseja ter a história esclarecida e realizar todos os procedimentos de praxe, como velório, orações e o sepultamento do corpo correto. “Só queremos ter a chance de enterrar nosso irmão com dignidade”, destacou.

“Não admito tratar como se não fosse nada, erro a gente perdoa”, afirmou Andréia, revoltada com a tentativa de realizar a destroca na “surdina”. Quando ela e os familiares chegaram ao cemitério, até a massa para tampar a gaveta já estava pronta.

O diretor do IMOL, Marcos Antônio Araújo de Melo, rebateu a acusação da família. Ele disse que os corpos não seriam sepultados corretamente sem o aval da família.

Melo destacou que o IMOL viu o erro, que teria sido cometido por um agente funerário, e avisou a família. Agora, o instituto irá realizar exame de DNA para verificar a identidade correta dos corpos e libera-los, pela segunda vez, para os respectivos familiares.

Familiares ficaram revoltados com a tentativa de funcionários sepultaram, de novo, funileiro (Foto: Alcides Neto)
Familiares ficaram revoltados com a tentativa de funcionários sepultaram, de novo, funileiro (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias