ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

No Dia D de vacinação, Campo Grande aplicou 152 doses de imunizantes

Campanha vai até 31 de outubro nas 74 unidades de saúde da Capital; algumas vacinas ainda abaixo da meta

Por Mylena Fraiha | 19/10/2025 11:51
No Dia D de vacinação, Campo Grande aplicou 152 doses de imunizantes
Bebê recebe vacina durante Dia D de vacinação em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami).

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Campo Grande aplicou, neste sábado (18), 152 doses de vacinas nos dois pontos de atendimento da Capital. Foram oferecidos todos os imunizantes do calendário de rotina, além das vacinas contra gripe e sarampo, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Campo Grande registrou a aplicação de 152 doses de vacinas em dois pontos de atendimento. A ação, realizada no sábado (18), ofereceu todos os imunizantes do calendário de rotina, além das vacinas contra gripe e sarampo. Segundo dados do Ministério da Saúde, Campo Grande superou a meta em duas vacinas: BCG (103,18%) e hepatite B (101,98%). No entanto, algumas vacinas para crianças de 1 ano permanecem abaixo da meta, como Hepatite A Infantil (78,04%), DTP 1º reforço (73,23%) e Varicela (71,94%). A campanha segue até 31 de outubro nas 74 unidades de saúde da Capital.

A vacinação ocorreu na Paróquia Santo Expedito, na Rua Deocleciano Dias Bagagem, 908, Jardim Itamaracá, das 8h às 12h, e na USF Tiradentes, na Rua José Nogueira Vieira, das 7h30 às 16h45.

Nem mesmo o tempo chuvoso de ontem (18) diminuiu o movimento. Conforme noticiado, na USF Tiradentes, o movimento mais que dobrou em relação aos fins de semana anteriores, quando cerca de 20 pessoas eram atendidas. Só na manhã de sábado, mais de 70 pessoas foram vacinadas. Para agilizar o atendimento, a Sesau reforçou a equipe de enfermagem.

A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, ressaltou que o Dia D é uma oportunidade para pais e responsáveis garantirem a imunização completa das crianças. “Vacinar é uma das formas mais seguras e eficazes de prevenir doenças graves e evitar o retorno de enfermidades já controladas”, afirmou.

A Campanha de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro, com todas as vacinas de rotina disponíveis nas 74 unidades de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada unidade.

Segundo o painel “Cobertura Vacinal - Residência”, do Ministério da Saúde, com dados da RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) até 1º de agosto de 2025, Campo Grande já superou a meta em duas vacinas. A BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, apresenta cobertura de 103,18% (meta de 95%), enquanto a hepatite B, aplicada ao nascer, está em 101,98% (meta de 95%).

No entanto, algumas vacinas destinadas a crianças de 1 ano de idade ainda estão abaixo da meta. É o caso da Hepatite A Infantil, com 78,04% (meta 95%); DTP 1º reforço, com 73,23% (meta 95%); e Varicela, com 71,94% (meta 95%).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.