A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

14/06/2016 13:04

No dia do doador de sangue, Santa Casa chama atenção para gesto que salva

Fernanda Mathias
Doações caem em feriados prolongados e dias frios (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Doações caem em feriados prolongados e dias frios (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Nesta terça-feira, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e, aproveitando o mote, a Santa Casa de Campo Grande chama atenção da sociedade para a importância do gesto, que pode salvar vidas. Além disso, por força de Lei, o doador tem direito a desconto de 50% em shows e cinemas, concursos públicos estadual, municipal e federal o doador fica isento da taxa de inscrição e prioridade em filas.

O hospital recebe em média, 500 doações no mês, e realiza 1200 transfusões de sangue no mesmo período.De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Luciane Vieira Miranda, em dias normais, o Hemonúcleo recebe no mínimo de 40 a 60 doações de sangue. “Mas, temos épocas do ano que as doações são críticas como no carnaval, final do ano e começo de ano. Muita gente viaja e não comparece para doar”.

Desde 2012, a Santa Casa firmou convênio com o Estado, por meio do Hemosul, e alguns processos deixaram de ser feitos no hospital. A instituição coleta as bolsas e encaminha para o Hemosul onde lá irão fazer o fracionamento e toda parte de sorologia. “As bolsas doadas são liberadas para transfusão em 48 horas, pois precisa passar por todo um processo antes de liberar ao paciente”, explica Luciane.

Conforme informações da Santa Casa, para doar, é recomendado que a pessoa pese no mínimo 55kg, ter um bom estado de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas assim como alimentos gordurosos, estar bem alimentado, ter ingerido pelo menos 1 litro de água antes da doação e ter uma boa noite de sono.

“A comemoração do dia é uma valorização e incentivo para o doador de sangue. É uma atitude voluntária para salvar vidas de quem a pessoa nem conhece, muitas vezes. Esse dia é um dia para lembrar de quem ajuda o próximo”, diz Luciane.
O Hemonúcleo fica aberto se segunda a quinta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h. Na sexta-feira o expediente encerra às 15h.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions