A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

13/01/2011 17:02

Morador acha cobra cascavel no Jardim Panorama

Viviane Oliveira
A cobra tem aproximadamente 1 metro. (Foto: Simão Nogueira)A cobra tem aproximadamente 1 metro. (Foto: Simão Nogueira)

O agricultor Cícero Leite da Silva, 55 anos, encontrou ontem à tarde, em frente de sua casa, no Jardim Panorama, em Campo Grande, uma cobra cascavel. Os dias de chuva tornam esse tipo de "achado" mais comum.

De acordo com o agricultor, por volta das 16 horas estava sentado em frente à residência quando viu alguma coisa se mexendo. Chegou perto se deparou com uma cobra de aproximadamente 1 metro.

Usando um pedaço de pau, Cícero colocou a cobra dentro de um latão e disse que acionaria a PMA (Polícia Militar Ambiental) para buscar o réptil.

Os dias de chuva tornam esse tipo de achado mais comum.(Foto: Simão Nogueira)Os dias de chuva tornam esse tipo de "achado" mais comum.(Foto: Simão Nogueira)

Segundo Cícero, não é a primeira vez que isso ocorre. “Toda vez que chove assim começa aparecer esses bichos peçonhentos. Aqui já apareceu rato, escorpião, caramujo e agora essa cobra cascavel”, disse.

Esmeralda, mãe de Cícero, conta que mora há 30 anos no bairro e que já matou três cobras corais. “Aqui sempre aparece, é impressionante. Morro de medo de ser picada por um desses bichos,” conta.

O Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica) alerta que nesse período de chuvas, além de cuidados com serpentes, a população deve estar atenta com outros animais peçonhentos como escorpiões, aranhas, cobras, lacraias e alguns tipos de lagartas.

De acordo com a acadêmica de biologia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Bruna Dias Panhan, a cobra cascavel é de ambiente seco, mas é época de reprodução. "Como é tempo de chuva e nessa época tem muito rato ela deve estar atrás de alimento e à procura de um parceiro para reproduzir".

Bruna frisa que quem achar e quiser fazer a doação desses animais é só ligar no telefone do Biotério/UCDB: 3312-3688.

Cuidados -O Civitox recomenda alguns procedimentos para o caso de picadas de serpentes.

O local deve ser lavado com água e sabão. Em qualquer situação, é de extrema importância que a pessoa procure o serviço de atendimento de saúde para receber os medicamentos corretos.

Para evitar picadas nos membros superiores, como por exemplo, nos casos de manipulação de hortas, a recomendação é não colocar a mão em buracos e usar luvas grossas.

Caso o acidente aconteça, a orientação é permanecer com o membro elevado até os cuidados do médico.

Caso recente -Um menino de 10 anos foi picado por uma cascavel em novembro de 2010 no assentamento Teijim, próximo a Nova Andradina.

Ele buscava tomate para a mãe na horta quando o acidente aconteceu. De acordo com informações de familiares, a cobra estava atrás de um portão, pronta para dar o bote. Apesar do susto, ele não ficou com sequelas.

Casos de picada de serpente aumentaram nos últimos três meses
Civitox faz alerta para população tomar cuidados específicosO número de casos de picadas de serpentes tem aumentado gradativamente nos últimos três ...
Menino picado por cascavel passa bem e não terá sequelas
O menino de 10 anos picado por uma cascavel no último domingo no assentamento Teijim, próximo a Nova Andradina, município que fica a 300 quilômetros ...
Menino picado por cascavel está em estado grave no HU
A criança de 10 anos que foi picada ontem por uma cobra cascavel em um assentamento de Nova Andradina está em estado gravíssimo na UTI (Unidade de Te...
Criança é internada em UTI após ser picada por cascavel
Uma criança de 10 anos foi internada ontem na CTI Pediátrica do Hospital Universitário de Campo Grande após ser picada por uma cobra cascavel em Nova...


Parabéns, foram além da notícia, ainda prestaram um serviço de utilidade publica, 10x0 na concorrência.
 
CLEBER ANDRADE em 14/01/2011 11:39:32
Hoje acobra é só um pretesto para o meu comentario. PARABÉNS CAMPO GRANDE NEWS, SUPEROU SEU CONCORRENTE. a qualidade das matérias editadas estão com 100% de aprovetamento, imagens lindas etc.
 
amilton ferreira de almeida em 14/01/2011 08:24:39
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions