ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Capital

No primeiro transplante do ano na Santa Casa, mulher doa rim para marido

Por Nyelder Rodrigues | 12/01/2017 21:34
Casa realizou o procedimento, o primeiro com doador vivo em 2017 (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Casa realizou o procedimento, o primeiro com doador vivo em 2017 (Foto: Divulgação/Santa Casa)

A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta semana o primeiro transplante renal com doador vivo de 2017 no hospital. A procedimento envolveu um casal, sendo que a mulher, Nídia Maria Narde Castilho Mendes, de 51 anos, foi quem doou o rim para o marido, Lino Omar Castilho Mendes, de 53 anos.

Renal crônico há mais de quatro anos e sofrendo com doenças que agravavam o quadro de saúde dele, Lino fazia hemodiálise desde 2013. O casamento de Lino e Nídia já tem 20 anos e o resultado dos exames que atestaram a compatibilidade deles também para a doação do órgão foi uma surpresa.

"Eu fiz várias vezes os exames, e não imaginava o que isso resultaria por eu ser apenas esposa. E nós não perdemos a esperança de uma vida melhor. Até que no final do ano passado em um retorno ambulatorial veio a surpresa com as notícias da compatibilidade entre nós", comenta a mulher.

Lino já estava em estado final da doença renal e têm quatro filhos com Nídia, mas como eles ainda são jovens não eram indicados para serem doadores do pai. "Após a confirmação de que eu podia ser a doadora, nós ficamos muitos felizes. Foi o nosso presente de 2017, e agora ele tem um pedacinho meu dentro de si", frisa Nídia.

Já o marido afirmou que a união deles "é ainda maior a partir de agora e tudo será diferente" ao retribuir a fala carinhosa de Nídia, que já recebeu alta, enquanto Lino permanece hospitalizado e correspondendo dentro das expectativas.

Segundo a assessoria da Santa Casa, o novo rim dele já está trabalhando e Lino urinando através de Sonda. A cirurgia começou às 7h30 de terça-feira (10) e durou cerca de uma hora para Nídia. Todo o procedimento só foi encerrado às 12h.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário