ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

No primeiro transplante do ano na Santa Casa, mulher doa rim para marido

Nyelder Rodrigues | 12/01/2017 21:34
Casa realizou o procedimento, o primeiro com doador vivo em 2017 (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Casa realizou o procedimento, o primeiro com doador vivo em 2017 (Foto: Divulgação/Santa Casa)

A Santa Casa de Campo Grande realizou nesta semana o primeiro transplante renal com doador vivo de 2017 no hospital. A procedimento envolveu um casal, sendo que a mulher, Nídia Maria Narde Castilho Mendes, de 51 anos, foi quem doou o rim para o marido, Lino Omar Castilho Mendes, de 53 anos.

Renal crônico há mais de quatro anos e sofrendo com doenças que agravavam o quadro de saúde dele, Lino fazia hemodiálise desde 2013. O casamento de Lino e Nídia já tem 20 anos e o resultado dos exames que atestaram a compatibilidade deles também para a doação do órgão foi uma surpresa.

"Eu fiz várias vezes os exames, e não imaginava o que isso resultaria por eu ser apenas esposa. E nós não perdemos a esperança de uma vida melhor. Até que no final do ano passado em um retorno ambulatorial veio a surpresa com as notícias da compatibilidade entre nós", comenta a mulher.

Lino já estava em estado final da doença renal e têm quatro filhos com Nídia, mas como eles ainda são jovens não eram indicados para serem doadores do pai. "Após a confirmação de que eu podia ser a doadora, nós ficamos muitos felizes. Foi o nosso presente de 2017, e agora ele tem um pedacinho meu dentro de si", frisa Nídia.

Já o marido afirmou que a união deles "é ainda maior a partir de agora e tudo será diferente" ao retribuir a fala carinhosa de Nídia, que já recebeu alta, enquanto Lino permanece hospitalizado e correspondendo dentro das expectativas.

Segundo a assessoria da Santa Casa, o novo rim dele já está trabalhando e Lino urinando através de Sonda. A cirurgia começou às 7h30 de terça-feira (10) e durou cerca de uma hora para Nídia. Todo o procedimento só foi encerrado às 12h.

Nos siga no Google Notícias