ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Nova vara de Violência Doméstica é inaugurada para agilizar processos na Capital

Nyelder Rodrigues e Helton Verão | 23/11/2012 20:25
Presidente do TJ, desembargador Hildebrando Coelho Neto, acredita que mulher estão denunciado mais estão vendo a lei ser aplicada (Foto: Rodrigo Pazinato)
Presidente do TJ, desembargador Hildebrando Coelho Neto, acredita que mulher estão denunciado mais estão vendo a lei ser aplicada (Foto: Rodrigo Pazinato)

A 2ª Vara de Violência Doméstica de Campo Grande foi inaugurada nesta sexta-feira (23) no auditório do Fórum da Capital, colaborando para desafogar os processos na cidade.

Conforme o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), o desembargador Hildebrando Coelho Neto, a nova vara terá dois juízes, além de novos servidores.

Para Hildebrando, os homens estão vendo que a lei está sendo aplicada contra os agressores de mulheres, e elas estão denunciando mais, pois a legislação está sendo eficaz. “Quanto mais se busca, mais se aplica. A pessoa teme aquela punição”, declarou.

Até 19 de novembro deste ano, 7.235 processos tramitavam na única Vara de Violência Doméstica que existia em Campo Grande. A partir de agora, os processos serão divididos entre as duas varas.

De acordo com a delegada da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Rosely Molina, a procura de mulheres no local tem aumentado. Em 2012, foram quase 6 mil boletins registrados, número praticamente igual à 2011, o que revela que as mulher seguem incentivadas a fazerem denunciadas.

“Essa nova vara vai desafogar os processos. A tendência é que a demanda de processos seja reduzida pela metade agora. O Estado voltou seus olhos pela causa da violência”, afirmou Molina, que completou dizendo que essa é mais um passo pelos direitos das mulheres. “Antes, elas ficavam temerosas em denunciar”.

Nos siga no Google Notícias