ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Novas fontes de água abastecem mais de 100 mil casas, segundo concessionária

Além das altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar também contribui para consumo maior

Liniker Ribeiro | 17/09/2020 15:07
Dois novos poços foram ativados pela Águas Guariroba como medida adota pela concessionária (Foto: Divulgação)
Dois novos poços foram ativados pela Águas Guariroba como medida adota pela concessionária (Foto: Divulgação)

Com "veranico" encerrando a estação e mais gente em casa, por causa da pandemia de novo coronavírus, o consumo de água em Campo Grande aumentou mais que a média na época. Em resposta, a empresa responsável pela distribuição de água ativou novas fontes, incluindo poços que tem capacidade para atender mais de 105 mil residências.

Só o poço ativado no Bairro Pioneiro produz mais de 350 m³/ hora de água. Isso, segundo a Águas Guariroba, o que beneficia mais de 20 bairros da Capital, atendendo 90 mil moradores da região.

O Poço do Bairro Paulo Coelho, com uma vazão de aproximadamente 200 m³/ hora, beneficia 17,5 mil residências.

Consumo em alta - Há quase um mês sem chuva, Campo Grande tem enfrentado tempo seco e altas temperaturas, nos últimos dias de inverno. A sensação térmica na cidade, inclusive, chegou a 46°C, recentemente.

Associado à baixa umidade relativa do ar, o calor tem contribuído para o aumento do consumo de água. Normalmente, o crescimento é de  de 15% período de estiagem, mas chegou a 20%, este ano.

Por isso, conforme a Águas Guariroba, ações foram adotas para garantir a segurança operacional durante o período crítico de calor e estiagem, na cidade, medidas como de contingenciamento que possibilitam a utilização de água de outras fontes e também a operação de novos poços profundos de água.

As medidas incluem, de forma temporária, novas fontes de captação de água e utilização de transporte por caminhão pipa até a Estação de Tratamento de Água Guariroba, sendo deliberado por lei em situações de emergência, como é o caso de MS.

Segundo a concessionária, a captação segue o que determina resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos/MS,   de 23 de fevereiro de 2017, além de seguir toda a normativa de potabilidade de água constante na Portaria do Ministério da Saúde.

De todas as formas, a água que abastece a Capital sempre passa por um sistema de tratamento e rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuída à população.

"Nos últimos meses, dois novos poços foram ativados em Campo Grande, um no bairro Pioneiros e outro no bairro Paulo Coelho Machado. Ambos os poços foram projetados para ampliar os trabalhos de fornecimento de água na Capital", informa a empresa, sobre as estruturas no Bairro Pioneiro e no Paulo Coelho.

Alerta – Comunicados emitidos pela concessionária têm reforçado a importância do consumo consciente, principalmente durante a pandemia, utilizando as reservas de caixas d’água para atividades essenciais. A medida também ajudará

Dúvidas e contato com a concessionária Águas Guariroba podem  0800 642 0115 (24 horas) ou pelo Whatsapp 9 9123 0008 (de segunda à sexta, das 07h às 22h).

Nos siga no Google Notícias