ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Aparelho vai assistir cirurgia sem transfusão de sangue em Testemunha de Jeová

Viviane Oliveira | 17/10/2011 20:26

Amanhã, às 7 horas, será realizada na Santa Casa de Campo Grande uma cirurgia com um aparelho inédito no Estado. Trata-se de uma máquina chamada Recuperação Intra-operatória de Sangue. O aparelho já existe há 25 anos e é pouco conhecido, sendo usado em intervenções cirúrgicas sem transfusão. Nessa cirurgia a utilização é necessária porque a paciente é seguidora da igreja Testemunhas de Jeová no Brasil, que não admite a transfusão de sangue.

De acordo com a biomédica Paula Cristina Frutuoso, o aparelho é uma prática da medicina que envolve a recuperação de sangue perdido durante a cirurgia e sua reinfusão no paciente.

Conforme a biomédica, que irá manusear a máquina amanhã, o sangue será aspirado, filtrado, centrifugado, lavado e somente a hemácias (glóbulos vermelhos) será devolvida para o paciente. O tempo todo que a pessoa tiver em trabalho cirúrgico, a máquina estará trabalhando.

A cirurgia será feita pelo neurologista Elias Paula. A paciente que será operada amanhã sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O aparelho foi solicitado pela família por conta da religião, testemunha de Jeová que não permite a transfusão sanguínea.

Várias técnicas médicas foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento do paciente com o próprio sangue no período da cirurgia. Estes medicamentos são utilizados com frequência em cirurgia torácica, vascular e cardiovascular, onde a utilização de sangue é muito alta.

Nos siga no Google Notícias