A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/10/2011 20:26

Aparelho vai assistir cirurgia sem transfusão de sangue em Testemunha de Jeová

Viviane Oliveira

Amanhã, às 7 horas, será realizada na Santa Casa de Campo Grande uma cirurgia com um aparelho inédito no Estado. Trata-se de uma máquina chamada Recuperação Intra-operatória de Sangue. O aparelho já existe há 25 anos e é pouco conhecido, sendo usado em intervenções cirúrgicas sem transfusão. Nessa cirurgia a utilização é necessária porque a paciente é seguidora da igreja Testemunhas de Jeová no Brasil, que não admite a transfusão de sangue.

De acordo com a biomédica Paula Cristina Frutuoso, o aparelho é uma prática da medicina que envolve a recuperação de sangue perdido durante a cirurgia e sua reinfusão no paciente.

Conforme a biomédica, que irá manusear a máquina amanhã, o sangue será aspirado, filtrado, centrifugado, lavado e somente a hemácias (glóbulos vermelhos) será devolvida para o paciente. O tempo todo que a pessoa tiver em trabalho cirúrgico, a máquina estará trabalhando.

A cirurgia será feita pelo neurologista Elias Paula. A paciente que será operada amanhã sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). O aparelho foi solicitado pela família por conta da religião, testemunha de Jeová que não permite a transfusão sanguínea.

Várias técnicas médicas foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento do paciente com o próprio sangue no período da cirurgia. Estes medicamentos são utilizados com frequência em cirurgia torácica, vascular e cardiovascular, onde a utilização de sangue é muito alta.



A todos vocês que criticam, seria melhor q parassem de ter preconceito das Testemunhas de Jeová, e tirassem suas Bíblias empoeiradas da estante e começar a ler ela fazendo uma profunda pesquisa sobre o assunto a base da Bíblia, pois não é a nossa religião q nos proibi fazer o uso do sangue, e sim a nossa consciência treinada pela Bíblia!
 
Ronan Ferreira em 01/12/2013 19:55:29
Um Sangue doado, antes de mais é armazenado, e contem risco de contaminação. Transfusão de sangue é tratado, com metodo terapeutico, e ultimo recurso de preservação da vida, conforme é o entendimento "atrasado" da nossa medicina.
-A grande mentira é que sangue salva vida. - Todos sem excessão que expressaram calorosas questões ideologicas, fugiram do assunto, -uma vez que se voce tiver sangue bom, não vai curar um aidetico, uma pessoa que contem uma hepatite, cancer etc.
-Mas se voce tiver contato com o sangue, de alguem com doença infecto contagiosa, provavelmente, ficara doente.- e voce pedira indenização pelos danos causados.
-Na Europa e Estados Unidos, esta bem adiantado, os estudos sobre, alternativas de sangue
são eficazes, baratos e seguros. - estude.
 
Marcelo dias em 20/09/2013 11:04:01
(continuação) Concluindo: o procedimento médico adotado está em conformidade com a escolha da paciente, que não vai contra qualquer lei, principalmente a de Deus. As Testemunhas de Jeová nesse caso ajudaram a paciente a obter um tratamento que não fosse contra sua consciência, ao mesmo tempo que beneficiam pessoas de outras religiões que necessitem deste tipo de tratamento.
 
Luciano Gentil Batista em 21/10/2011 12:02:32
(continuação) Se fossem pessoas interessadas na verdade (e antes que perguntem o que é a verdade, leiam João 17:17) não criticariam a atitude desta família, mas seriam as primeiras a aplaudir a iniciativa de trazer "inovações" para o Estado no que se refere a tratamento de saúde com técnicas científicas avançadas. Resumindo: leia a Biblia e siga o que Deus lhe pede antes de criticar quem o faz.
 
Luciano Gentil Batista em 21/10/2011 11:16:04
Prezados leitores (Testemunhas de Jeová ou não): aproveito o espaço cedido para salientar que o tratamento alternativo de saúde ministrado a paciente alvo da reportagem deve-se não ao fator religioso, mas a de liberdade de escolha garantido pela Constituição Federal. É flagrante o preconceito religioso nas palavras de alguns leitores e que são pessoas acostumadas à cócegas nos ouvidos.
 
Luciano Gentil Batitsa em 21/10/2011 11:11:18
Este é o grande problema, a verdade cega, que não respeita e não tolera a verdade do outro, já perdi muitos anos da minha vida junto as T.J, falo com conhecimento de causa!!
Todas as outras religiões seguem suas verdades, dogmas, ritos..., mas possuem a sabedoria do respeito , do ato ecumênico, e a maior verdade sabem que não são donas da verdade!!!
 
Cleber Andrade em 21/10/2011 02:57:09
Realmente não é arcaico somente utilizado há 25 anos deve perder somente para a ressonância magnética em termos de tecnologia voltada a preservação da saúde do ser humano católico, protestante, kadercista, entre muitas outras religiões que são sensatas.
 
Paulo Honorato em 19/10/2011 12:46:25
Receber transfusão de sangue não é o mesmo que se alimentar de sangue. Transfusão de sangue é um transplante de tecido.
 
Raymond Franz Jr em 19/10/2011 06:01:27
Independente dos ensinamentos de cada religião, o mínimo que o ser humano pode demonstrar é respeito. Certo ou errado o único julgamento vira de Deus.
 
Bruno Henrique em 18/10/2011 12:33:18
!Incoerência é VCS ACHAREM QUE DEUS QUE QUER AS COISAS! VAMOS DAR UM EXEMPLO QUE VC TEM UM FILHO E ELE INFELIZMENTE SOFRE UM ACIDENTE E VAI A ÓBITO.AÍ O QUE VCS DIZEM:FOI DEUS QUEM QUIS!ME POUPE NÉ!DEUS NUNCA IA QUERER ISSO,ATÉ PORQUE QUEM ESTÁ NO PODER É SATANÁS,MAS O FIM ESTÁ PRÓXIMO!

Boa sorte pra esse rapaz até porque eu compreendo e ENTENDO A BÍBLIA!
 
Marcus Vinicius em 18/10/2011 12:23:08
Meus amigos não devemos discutir com os seguidores da religião perfeita, pobre de nós mundanos!!!
 
Cleber Andrade em 18/10/2011 10:17:42
este outro vídeo explica melhor a nossa posição sobre o sangue http://www.youtube.com/watch?v=2fGHdBWOb34&feature=related
 
cleversom cilis em 18/10/2011 10:09:41
http://www.youtube.com/watch?v=QkvFQbDz0lA esta e só uns dos exemplos que estão por ai prestem bem atenção no que os médicos dizem pois o que nos aprendemos e seguimos ira beneficiar ate vocês num futuro próximo, como já dito aceitar ou não é questão de consciência e isso é individual, e sim por isso temos o livre arbítrio, o mínimo que devemos fazer é respeitar a opinião de cada individuo
 
Cleverson cilis em 18/10/2011 09:57:43
Infelizmente o homem criou as religiões, coisa que Jesus não criou. Nosso Mestre Jesus derramou Seu Sangue para nossa salvação com e nos deu grandes lições de fraternidade sem distinção de raça, credo ou posição social. Comia com os farisesu, andava entre os mendigos, entre os ricos, os doutores e em nenhum momento disse que o Pai se chamava Jeová. Jesus não escreveu nenhuma Palavra.
 
Ezio Jose em 18/10/2011 09:42:23
A ignorância segue século após século. A vida sempre foi o mandamento principal, alguns intérpretes (humanos) desvirtuaram mensagens bíblicas. E assim seguem colocando em risca vidas, quando a ciência pode em muitos casos garantir que não se percam entes amados, por conta dessa imbecilidade, que se traveste de religião, afinal a verdadeira religião é amar a Deus sobre todas as coisas !!!
 
Luiz Antonio em 18/10/2011 09:32:15
Sem entrar no mérito da reportagem. Parabéns ao Luis Alves pela tua excelente anotação.!!
 
Lucas Ricardo em 18/10/2011 09:31:28
É sem nexo uma religião fazer esse tipo de proibição. Deus inspira os homens que fazem as máquinas para o bem comum. Porque essa religião infeliz não proíbe então a cirurgia???? Não demonstra amor ao ser humano, Deus nunca iria contra os avanços da medicina mesmo porque ele está à frente de qualquer ato humano. Espero que ocorra tudo bem a essa pessoa. Algumas religiões são incoerentes!!!
 
Joana perez em 18/10/2011 09:26:54
Isso sim que é não se importar com a vida que Deus nos deu.. a casos da familia "por Religião" deixarem a pessoa morrer por causa disso, que fé é essa que aceita "matar" por pura ignorancia, ou será que é medo de que o sangue de outra pessoa não seja "puro" como o de quem recebe, precisamos rever nossos conceitos a respeito da religião, pois o importante é a fé o resto é resto...
 
Rosemar Dias em 18/10/2011 09:21:35
utilizar um equipamento arcaico e colocar a vida de uma pessoa em risco simplesmente por uma má interpretação da Bíblia aí ja é DEMAIS não é não?
 
paulo honorato em 18/10/2011 09:17:24

Alguns dirao teimosia , intransigencia , afronta aos avanços da medicina; por nao usar a transfusao normal ; eu diria uma fé imensa e inabalavel!!! Ps nao sou testemunha de jeova !!! mas admiro muito a fé destes.
 
Renato Dutra em 18/10/2011 09:03:15
Aceitar ou não é questão de consciência e isso é individual, por isso temos o livre arbítrio, o mínimo que devemos fazer é respeitar a opinião de cada individuo, quem julga o certo e o errado é nosso Pai Celestial.
 
Aldineia A. G. Silva em 18/10/2011 03:03:00
Peço desculpas, mas equipamento arcaico?! Ops acho melhor colega você pesquisar um pouco mais! Creio que alguns não devem estar lendo a Bíblia com atenção e observando algumas ordens dada por Deus, mas fazer o que?!! Tem pessoas que acham que sabem tudo, mas não sabem nem o nome do primeiro casal humano =/.
 
Aldineia A. G. Silva em 18/10/2011 03:02:27
Ao contrário do que muitas pessoas “entendidas” dizem, as Testemunhas de Jeová valorizam muito a vida, por que desejam receber os melhores tratamentos! eu tenho certeza que no futuro bem próximo, a medicina vai anunciar para todos que as Testemunhas de Jeová estavam certas em optar por métodos alternativos as transfusões sanguíneas!!!
 
Alex de Souza Figueiredo em 18/10/2011 02:51:40
Observo que muitos de vcs não estão a par do avanço da medicina nos tempos modernos!! As Testemunhas de Jeová são pioneiras no tratamento mais seguro, prático e eficiente de cirurgias de grande complexidade sem o uso de transfusão de sangue alogênico, mais de 100 mil médicos em todo mundo aderem a esse método! Os métodos Alternativos são simples, seguros e principalmente EFICAZES!!
 
Alex de Souza Figueiredo em 18/10/2011 02:49:08
Se há os que se arriscam pela pátria e são enterrados com honra por isso, não seria de se esperar que pessoas esclarecidas admirassem aqueles que se arriscam pela fé e o amor a Deus? Luta-se tanto contra o preconceito e imparcialidade, mas quando de se trata das Testemunhas de Jeová todos são parciais! A escolha do tratamento médico é um direito dado pela constituição. Informe-se antes de criticar
 
Regiane Lima em 18/10/2011 02:22:51
Há outras coisas que as Testemunhas de Jeová evitam além das transfusões de Sangue, evitam mentir, roubar, adulterar, fumar (coisas que até alguns médicos não evitam) evitam também ser cúmplices do derramamento de milhões de litros de sangue em guerras, já que as TJ não vão às guerras nem se envolvem em conflitos políticos.
 
Regiane Lima em 18/10/2011 02:16:53
Não é uma questão de deixar o familiar morrer por falta de sangue, é uma questão de querer que o familiar viva sem usar o pior tratamento, a condenada pelos hematologistas- transfusão de sangue. Vale salientar que as Testemunhas de Jeová aceitam outros tratamentos que não acarretam riscos de AIDS, malária, hepatite, doença de chagas entre outros, recusam apenas a transfusão de SANGUE.
 
Regiane Lima em 18/10/2011 02:07:45
Em segundo lugar as Testemunhas de Jeová não seguem religião, ao contrário disso se apegam firmemente às orientações bíblicas, mesmo que isso signifique perder a vida, porque para nós, agradar a Deus é mais importante que manter a vida. E abster-se de sangue é sim uma das ordens de Deus. Hoje em dia a própria classe médica conclui que transfusão de sangue não é um tratamento seguro.
 
Regiane Lima em 18/10/2011 02:03:51
É triste ver pessoas, seja por ignorância ou preconceito, fazerem críticas incoerentes com a realidade. Realidade médica, científica e bíblica. Em primeiro lugar o equipamento utilizado não é de forma alguma arcaico, como foi dito num dos comentário, se trata da utilização do que há de melhor e mais moderno nos avanços científicos e médicos.
 
Regiane Lima em 18/10/2011 01:57:32
Ainda bem que a família conseguiu esse aparelho.mas e quem é testemunha de jeová e não tem condições.a igreja paga pelo aparelho,ou a família prefere perder seu ente por conta da religião que segue?.
Penso que se tratando de vida não importa a religião ou a técnica adotada e sim a recuperação e a vida do paciente.
 
rafael carlos lopes em 17/10/2011 11:54:04
Ainda bem que a pessoa segue a Igreja, porque os que seguem Jesus Cristo, respeita a medicina e os critérios científicos. É uma tristeza alguem seguir orientação do Homem e não de Deus.
 
luiz alves pereira em 17/10/2011 10:40:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions