ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Novo CTI para crianças da Santa Casa pode receber pais e mães o dia inteiro

Espaço está mais confortável e lúdico e agora família pode ficar 24h acompanhando as crianças

Izabela Sanchez e Fernanda Palheta | 05/12/2019 10:12
Quarto tem ambiente lúdico para as crianças e CTI tem 5 televisores (Foto: Fernanda Palheta)
Quarto tem ambiente lúdico para as crianças e CTI tem 5 televisores (Foto: Fernanda Palheta)

A Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (5) novo CTI (Centro de Terapia Intensiva) pediátrico, com ampliação de 2 leitos e a possibilidade de que a família, pais, mães ou responsáveis, possam ficar 24h, o dia inteiro, com as crianças que permanecem internadas ali.

Para inaugurar o espaço, a gestão do hospital adaptou antigo centro coronário, com reformas elétricas e hidráulicas. Agora, o local está mais lúdico, com motivos infantis e até televisores, no que a Santa Casa relata ser “nova estratégia” de humanizar o atendimento. O CTI tem espaço para 10 pacientes e recebe crianças acima de 28 dias e até 12 anos.

“Agora é um ambiente mais lúdico. Isso ajuda a diminuir o estresse das crianças, ajuda na recuperação. As mães tinham horário para visita e agora podem acompanhar os filhos o dia todo, é uma mudança da estratégia da santa casa de humanizar o tratamento e eficácia nos resultados, é um local mais acolhedor”, afirmou o presidente da Santa Casa Esacheu Cipriano Nascimento.

Leito e cadeira para acompanhante no novo CTI pediátrico da Santa Casa (Foto: Fernanda Palheta)
Leito e cadeira para acompanhante no novo CTI pediátrico da Santa Casa (Foto: Fernanda Palheta)

Supervisora clínica pediátrica e chefe médica da CTI, Márcia Maria Antunes afirma que, antes, não era possível oferecer essa estrutura para as famílias. “Com o espaço ampliado conseguimos dar essa oportunidade”, diz, ela. O CTI recebe pacientes neurocirúrgicos, cardiopatas, com infecções e doenças crônicas.

O policial militar Gilcele Guaragni, 34, tem um filho de 12 anos internado no CTI (Fernanda Palheta)
O policial militar Gilcele Guaragni, 34, tem um filho de 12 anos internado no CTI (Fernanda Palheta)

Funcionária pública, Jaqueline de Lima Silva, 35, teve um filho internado há 3 anos, quando pais e mães ainda tinham horário marcado para ficarem com os filhos. “Meu filho nasceu no final de 2016, poucos dias depois teve problema e ficou internado dois meses. É muito importante alguém da família ficar perto. As crianças sentem o contato da mãe e se sentem mais seguras”, afirma.

O policial militar Gilcele Guaragni, 34, tem um filho de 12 anos internado no CTI. Ele sofreu acidente, teve diversas fraturas, incluindo fratura exposta e precisou da internação após cirurgia. O policial afirma que agora que podem ficar o dia todo com o filho, ele e a mãe revezam a permanência no CTI. “Ajuda bastante na recuperação, tanto no psicológico quanto no físico”, avalia.

Nos siga no Google Notícias