ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Núcleo inaugurado na Sanesul vai controlar distribuição de água em tempo real

Núcleo de controles e operações vai monitorar sistema hídrico de 5 municípios do estado. Governador participou do lançamento e entregou nova frota de veículos para a Empresa

Izabela Sanchez | 14/12/2018 13:52
Núcleo de Operações e Controle foi inaugurado nesta sexta-feira (14) na sede da Sanesul (Foto: Marina Pacheco)
Núcleo de Operações e Controle foi inaugurado nesta sexta-feira (14) na sede da Sanesul (Foto: Marina Pacheco)

Inaugurado nesta sexta-feira (14) na sede da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), o Núcleo de Operações e Controle vai monitorar, em tempo real, o sistema de distribuição de água de 5 municípios de Mato Grosso do Sul. Por enquanto, o sistema vai funcionar em Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju e do Distrito de Vista Alegre.

Uma das ações do sistema será o controle de desperdício de água, que hoje atinge um nível de 43% do que é distribuído nos 68 municípios de Mato Grosso do Sul. Algumas cidades, ainda assim, têm maior perda de água. Corumbá, que será monitorada, é uma delas. Hoje, o município perde mais de 50% de água no sistema de distribuição, cerca de 700 litros por ligação.

O núcleo funciona em uma sala na Sanesul, com painéis. Nas telas, além da perda de água e possíveis problemas que surgirem no sistema, é possível acompanhar o abastecimento de água das cidades em tempo real com detalhes, como os índices de produção dos poços, e a quantidade de água disponível em cada reservatório.

Presidente da Sanesul, Luiz Rocha (Foto: Marina Pacheco)
Presidente da Sanesul, Luiz Rocha (Foto: Marina Pacheco)

Presidente da Sanesul, Luiz Rocha afirma que o novo sistema traz agilidade para as operações da empresa. “Isso permite que você tenha uma agilidade maior, um controle, em tempo real, e um equipamento do nível dos reservatórios, da pressão da água que está sendo distribuída. Quanto tiver qualquer avaria que aconteça, automaticamente a gente já pode acionar daqui mesmo o sistema lá e disparar o alarme para que as pessoas tomem as providências”.

“A hora que você tiver qualquer anomalia hoje no sistema, que causa depois uma despesa, uma falta de serviço, digamos, com a população, e você pode, mais rapidamente, reparar isso”, complementa.

Site backup - Além do centro de controle a Sanesul inaugurou, nesta sexta-feira, um novo sistema de armazenamento de dados, um site backup, que vai guardar dados da Sanesul e evitar ação de hackers. É o que explicou o presidente.

“A gente tinha e tem aqui um banco de dados da Sanesul. Lá estão armazenados todos os dados do setor comercial, todos os programas que a gente utiliza na Sanesul. O que nós fizemos foi colocar um site backup, através de fibra ótica, para que a gente tenha segurança de que se ocorrer problema, para que não se perca esse banco de dados da Sanesul. Ele estará seguro, armazenado, em tempo real vai estar replicando pro site backup lá no Conjunto Estrela do Sul. Vai mensagens criptografadas para que não haja intervenção de hackers”.

Governador Reinaldo Azambuja ao lado do presidente da Sanesul Luiz Rocha (Foto: Marina Pacheco)
Governador Reinaldo Azambuja ao lado do presidente da Sanesul Luiz Rocha (Foto: Marina Pacheco)

Novos equipamentos - A inauguração das novas tecnologias ocorreu durante solenidade, na sede da Sanesul e na unidadade da empresa no Conjunto Estrela do Sul. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou do evento, além de deputados estaduais e outras autoridades. Azambuja inaugurou o centro, simbolizada por uma placa em frente à sala de controle.

O governador comemorou o que chamou de “evolução da Sanesul” e afirma que as mudanças representam “modernidade” para o sistema de gestão hídrica. Além das tecnologias, o governador entregou 62 novos veículos utilitários, 8 retro-escavadeiras, 1 caminhão e 1 empilhadeira à Empresa. No total, a frota soma R$ 5,2 milhões em recursos.

Nova frota de veículos entregue à Sanesul pelo governador Reinaldo Azambuja (Foto: Marina Pacheco)
Nova frota de veículos entregue à Sanesul pelo governador Reinaldo Azambuja (Foto: Marina Pacheco)

“Nós estamos entregando 62 equipamentos que são veículos para substituir aqueles com mais de 140 mil km, então você abre mão de um patrimônio que está velho, que gera uma despesa de manutenção grande e substitui por equipamentos novos, diminuindo a manutenção do dia. É uma modernização, se você olhar nós já entregamos mais de R$ 12 milhões de equipamentos nesses quatro anos e agora esses sistemas operacionais é pra dar segurança, agilidade e um controle maior da captação até a distribuição, que vai abranger, futuramente, os 68 municípios sobre a concessão da Sanesul”, ressaltou.

Ampliação – O novo sistema de controle deve ser ampliado no próximo ano. É o que afirmou o diretor comercial e de operações Onofre Assis de Souza. O número de funcionários que atuam no controle, explicou, pode chegar a 30.

“Nós estamos hoje com 5 sistemas dos 120 que a Sanesul opera, a intenção a partir do ano que vem é agregar mais sistemas e se nós tivéssemos com um sistema desse em cada município, nós precisaríamos atuar com cinco empregados lá. A gente entende que a gente criar esse núcleo aqui que vou inaugurado hoje, quando nós colocarmos todos os sistemas da empresa funcionando 24h por dia a gente vai ter aqui dentro um quadro de empregados e engenheiros, em torno de 30 pessoas cuidando do estado inteiro”, comentou.

Nos siga no Google Notícias