ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Número de doações de sangue cai pela metade, e Hemosul espera voluntários

Nesta segunda-feira, apenas 65 bolsas foram coletadas; assistente social lembra a quem não viajou que dá para aproveitar folga para doar

Por Anahi Zurutuza | 26/12/2016 16:17
Doadores na semana passada (Foto: David Majella/Governo do Estado)
Doadores na semana passada (Foto: David Majella/Governo do Estado)
Hemosul, banco de coleta localizado na Fernando Correa da Costa (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Hemosul, banco de coleta localizado na Fernando Correa da Costa (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A procura de voluntários para a doação de sangue no Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) caiu pela metade neste fim de ano. Por isso, o órgão pede que doadores que estejam de folga comparecem com urgência à unidade. O estoque do sangue O negativo tem número de bolsas abaixo do mínimo.

De acordo com a assistente social Sônia Peludo, até às 16h30 desta segunda-feira (26), 65 pessoas haviam feitos doações. “Geralmente, a gente faz de 90 a 120 bolsa por dia”.

Ela explica que é normal cair o número de doadores no fim de ano, porque “quem não está de férias, está no recesso”. “Muita gente viaja nesta época, por isso a gente está sempre convocando os voluntários. Quando o estoque fica muito baixo a gente liga para os voluntários daquele tipo de sangue, mas as doações espontâneas são muito bem-vindas”.

Sônia lembra ainda que quem não viajou pode aproveitar a folga para fazer a doação. “Só tem de ficar atento à questão da ingestão de bebida alcoólica. Quem abusou do álcool nas festas deste fim de semana tem de esperar 48 horas. A gente recomenda 12 horas sem fazer uso de bebidas alcoólicas para quem bebe pouco”, completou a assessora de imprensa do Hemosul. Mayra Franceschi.

Horários - Nesta semana, todos os bancos de coleta de sangue da cidade funcionarão normalmente. Até sexta-fera, o Hemosul funciona das 7h às 17h. Até quarta-feira, a administração a unidade decidirá se abre no sábado (31).

Na Santa Casa e no HR (Hospital Regional), as doações podem ser feitas das 7h às 12h.

Critérios – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos – quem têm menos de 18 anos precisa estar acompanhado dos pais – e pesar no mínimo 55kg.

É necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação. Além disso, é precisar levar documento oficial com foto.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário