ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Número de doações de sangue cai pela metade, e Hemosul espera voluntários

Nesta segunda-feira, apenas 65 bolsas foram coletadas; assistente social lembra a quem não viajou que dá para aproveitar folga para doar

Anahi Zurutuza | 26/12/2016 16:17
Doadores na semana passada (Foto: David Majella/Governo do Estado)
Doadores na semana passada (Foto: David Majella/Governo do Estado)
Hemosul, banco de coleta localizado na Fernando Correa da Costa (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Hemosul, banco de coleta localizado na Fernando Correa da Costa (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

A procura de voluntários para a doação de sangue no Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) caiu pela metade neste fim de ano. Por isso, o órgão pede que doadores que estejam de folga comparecem com urgência à unidade. O estoque do sangue O negativo tem número de bolsas abaixo do mínimo.

De acordo com a assistente social Sônia Peludo, até às 16h30 desta segunda-feira (26), 65 pessoas haviam feitos doações. “Geralmente, a gente faz de 90 a 120 bolsa por dia”.

Ela explica que é normal cair o número de doadores no fim de ano, porque “quem não está de férias, está no recesso”. “Muita gente viaja nesta época, por isso a gente está sempre convocando os voluntários. Quando o estoque fica muito baixo a gente liga para os voluntários daquele tipo de sangue, mas as doações espontâneas são muito bem-vindas”.

Sônia lembra ainda que quem não viajou pode aproveitar a folga para fazer a doação. “Só tem de ficar atento à questão da ingestão de bebida alcoólica. Quem abusou do álcool nas festas deste fim de semana tem de esperar 48 horas. A gente recomenda 12 horas sem fazer uso de bebidas alcoólicas para quem bebe pouco”, completou a assessora de imprensa do Hemosul. Mayra Franceschi.

Horários - Nesta semana, todos os bancos de coleta de sangue da cidade funcionarão normalmente. Até sexta-fera, o Hemosul funciona das 7h às 17h. Até quarta-feira, a administração a unidade decidirá se abre no sábado (31).

Na Santa Casa e no HR (Hospital Regional), as doações podem ser feitas das 7h às 12h.

Critérios – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos – quem têm menos de 18 anos precisa estar acompanhado dos pais – e pesar no mínimo 55kg.

É necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação. Além disso, é precisar levar documento oficial com foto.

Nos siga no Google Notícias