ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Obras do “piscinão” na Avenida Mato Grosso entram na fase final

Construção faz parte de projeto para desassoreamento do Parque dos Nações Indígenas

Por Gustavo Bonotto | 02/12/2023 17:08
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As obras da bacia de amortecimento do Córrego Reveilleau entraram na reta final, informou a Prefeitura de Campo Grande em comunicado à imprensa neste sábado (2). O “piscinão” construído entre as avenidas Mato Grosso e Hiroshima faz parte do pacote de obras que inclui o desassoreamento do lago situado no Parque das Nações Indígenas e deve ser entregue ainda neste ano.

Com muros de até 4 metros de altura, a bacia foi planejada para regular o fluxo de águas pluviais que vão em direção aos lagos do Parque, vindos de bairros localizados acima da bacia, como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Danúbio Azul e Vila Nascente.

Na assinatura do contrato de R$ 5,5 milhões com a empresa Penascal Engenharia e Construção, em 2019, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços) pontuou que a obra poderá reter até 40 mil metros cúbicos de água da chuva.

“Esta é a primeira bacia de amortecimento construída em Campo Grande através do sistema gabião, com maior durabilidade que as tradicionais feitas de concreto. Por ser feita de pedras e telas, fica menos exposta a processos de erosão, evitando ocorrências como a queda das placas de concreto. Essa obra vai trazer soluções para as águas das chuvas que impactam diretamente a Via Park e o Parque das Nações Indígenas”, diz a prefeita Adriane Lopes (PP).

No mesmo ano, como medida complementar e preventiva ao desassoreamento, a gestão municipal concluiu o desassoreamento das nascentes do Reveilleau. Foram retirados, aproximadamente, 4 mil metros cúbicos de areia, numa operação que mobilizou duas máquinas retroescavadeiras e oito caminhões. Também foi aumentada para 2,5 metros de altura a barragem para contenção de sedimento na “boca” de entrada da galeria de águas pluviais construída sob a pista.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias