ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Oito novos leitos de UTI Neonatal serão custeados entre governo e prefeitura

O acordo foi feito durante reunião com o Comitê Estadual de Mato Grosso do Sul do Fórum Nacional da Saúde

Lucia Morel | 25/01/2022 13:25
Leitos de UTI Neonatal em Campo Grande. (Foto: Governo de MS)
Leitos de UTI Neonatal em Campo Grande. (Foto: Governo de MS)

Para subsidiar a instalação de oito novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal em Campo Grande, o governo de Mato Grosso do Sul e a prefeitura vão dividir o custeio mensal previsto em R$ 15.408,00. O acordo foi feito durante reunião com o Comitê Estadual de Mato Grosso do Sul do Fórum Nacional da Saúde do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), coordenado pelo desembargador Nélio Stábile.

Em reunião na tarde de ontem, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, relatou que o Estado tem realizado ações e projetos para atender hospitais de outras cidades com UTIs neonatais, evitando que esses pacientes necessitem deslocar-se até a Capital, mas lembrou que quem define as ações é o gestor municipal.

A reunião foi solicitada inicialmente por representantes da Santa Casa, onde os bebês que precisam de UTI, acabam ocupando leitos improvisados no Centro Obstétrico ou mesmo na unidade coronariana. Atualmente, existem na Santa Casa oito leitos de UTI para recém-nascidos, direcionados exclusivamente a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Presente na reunião, representante do Hospital Universitário também relatou problemas com superlotação no pronto atendimento infantil e apontou que a entidade já foi notificada pela Vigilância Sanitária em razão de colocar pacientes no corredor, mas que não tem onde colocá-los.

Nos siga no Google Notícias