ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Paciente com doença contagiosa em UPA provoca reclamação de família

Idosa aguarda desde sexta-feira por vaga em hospital e ainda não foi transferida

Clayton Neves | 09/07/2019 14:47
Fachada da UPA Leblon, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Fachada da UPA Leblon, em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Familiares de Anizia da Silva de Oliveira, de 70 anos, reclamam que a idosa está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, em Campo Grande, no mesmo ambiente que paciente com doença contagiosa. A aposentada aguarda liberação de leito para um hospital desde a última sexta-feira (5), quando caiu e cortou a cabeça.

O filho de Anizia, André Luís de Oliveira, de 40anos, conta que a mãe tem histórico de doença de chagas e está bastante debilitada. Depois de a idosa ser internada por causa da queda que lhe rendeu 10 pontos na cabeça, ela apresentou quadro de complicação cardíaca.

“Na sexta-feira já pediram o encaminhamento dela para a Santa Casa. No domingo, ela teve uma crise cardíaca e novamente pediram transferência, desta vez para o Hospital Universitário”, lembra. No entanto, até o momento Anizia ainda aguarda na UPA Leblon.

Para André, o que mais preocupa é a internação de um paciente com doença contagiosa, que segundo ele, está no mesmo ambiente que a mãe. “Vejo pacientes sem máscaras no mesmo local correndo risco de contaminação. A família não é autorizada a entrar no horário de visita justamente por causa do risco de contágio”, afirma.

Em nota a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a existência do paciente, mas afirmou que ele está no isolamento da área vermelha e que não há risco de contaminação para pacientes ou servidores. “Todos os protocolos estão sendo seguidos e ele está em um leito separado”, diz o texto.

Segundo a Secretaria, o controle do acesso dos acompanhantes é feito justamente para evitar que sejam expostos sem necessidade. Em relação a vaga, disse que ainda não há previsão da paciente ser transferida.

“A Sesau está em contato direto com os hospitais para tentar dar mais celeridade no processo. É importante reforçar que a paciente está recebendo toda a assistência possível na unidade, sendo acompanhada pela equipe de médicos e enfermeiros”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias