Pacientes que receberam coração e rim estão reagindo bem ao transplante
Procedimentos foram realizados ontem (30) na Santa Casa
As duas pacientes que receberam ontem (30) transplante de coração e rim, na Santa Casa de Campo Grande, estão respondendo bem ao tratamento. A mulher que recebeu o coração havia entrado na fila de espera há menos de 24h quando foi chamadas para a ganhar o órgão compatível.
Segundo informações da Santa Casa, a paciente, de 54 anos, segue internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Cardiovascular e está realizando exames de rotina pós-transplante. Ela está reagindo bem ao tratamento.
A outra paciente, contemplada com um rim, está internada no CTI (Centro de Terapia Intensiva) e respira sem ajuda de aparelhos. Ela também segue fazendo exames e o quadro é considerado estável.
A doadora, paciente encaminhada de outra unidade hospitalar devido a um AVE (Acidente Vascular Encefálico) estava no CTI há mais de 2 semanas e teve morte cerebral. Os familiares autorizaram a doação de órgãos e tecidos. Foram captados coração, fígado, rins e córneas.
O fígado da doadora foi encaminhado para Brasília por meio da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para ser implantado numa paciente internada no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. O outro rim captado foi encaminhado para o Espírito Santo. As córneas foram captadas e disponibilizadas para o Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.