ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pacientes saem da fila de transplante com córneas e rins de mulher de 70 anos

Apesar de menos comum, doação de órgãos por pessoas acima de 60 anos é possível após análise das condições dos órgãos

Lucia Morel | 19/09/2020 12:48
Equipe da Santa Casa realizando uma captação de órgãos. (Foto: Assessoria Santa Casa)
Equipe da Santa Casa realizando uma captação de órgãos. (Foto: Assessoria Santa Casa)

Idosa de 70 anos que teve morte cerebral ontem, vai ajudar a melhorar a vida de pelo menos duas pessoas. Com rins e córneas em boas condições, a Santa Casa de Campo Grande fez a captação com autorização da família. A mulher morava em Terenos e teve um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.

A doação de órgãos por idosos chama atenção por se tratarem de pessoas que poderiam estar debilitadas. Mas com a análise adequada e efetiva percepção da condição do organismo, é possível liberá-lo para quem precise.

Segundo o coordenador da OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa, enfermeiro Rodrigo Gomes, a doação precisa ser comemorada, porque geralmente, o mais difícil é convencer a família do falecido sobre a importância da doação e, neste caso, houve muita sensibilidade.

“Essa família nos chamou atenção pelo fato de entenderem bem a situação desde o início. Nós temos que agradecer pela atitude tão altruísta e por compreenderem que, através deste gesto, outros pacientes poderão ter uma melhora na sua qualidade de vida”, disse.

Ele comentou ainda que esta não é a primeira vez que há captação de órgãos em idosos no hospital e que tal prática tem sido bem comum em todo mundo, principalmente devido à longevidade. "Muitas vezes, um jovem de 30 ou 40 anos não tem a mesma qualidade de vida de um idoso e acaba não sendo doador de órgãos", avalia.

A Santa Casa informou que devido a não compatibilidade de receptores em Mato Grosso do Sul, os rins foram encaminhados para o Rio Grande do Sul, em voo comercial.

Já as córneas ficaram no Banco de Olhos da Santa Casa para serem analisadas e, posteriormente, implantadas em pacientes que demandam à urgência e emergência do pronto-socorro para tratamentos ou procedimentos cirúrgicos.

De janeiro de 2020 até o último dia 9 de setembro, o hospital registrou quatro captações de coração, um pulmão, 14 fígados, 37 rins e 101 córneas, sendo que houve 73 mortes encefálicas no hospital.

Desse total, 43 pacientes estavam aptos à doação, mas somente 22 deles tiveram os órgãos e tecidos captados, ou seja, quase metade das famílias acolhidas não autorizaram a doação.

Matéria editada às 15h49 para acréscimo de informações do coordenador da OPO.

Nos siga no Google Notícias