ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Para Consórcio Guaicurus, falha que gerou protesto foi atípica

O presidente da empresa culpou o trânsito da Capital por atraso nas linhas de ônibus

Tainá Jara e Clayton Neves | 18/11/2019 12:16
Protesto de quem precisou trabalhar no feriado, especialmente mulheres, gerou confronto com as forças de segurança (Foto: Marcos Maluf)
Protesto de quem precisou trabalhar no feriado, especialmente mulheres, gerou confronto com as forças de segurança (Foto: Marcos Maluf)

O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho, classificou como atípica a falha no transporte coletivo que levou a protestos de diaristas na manhã da última sexta-feira, no Terminal Morenão, em Campo Grande. As usuárias impediram a entrada e saída de passageiros por estarem há mais de uma hora esperando por condução para o trabalho, mas foram reprimidas pela Guarda Municipal com spray de pimenta.

Rezende afirmou que a situação preocupou a empresa responsável por gerir o transporte público da Capital. “Vamos ficar mais atentos na operação do transporte. Foi algo atípico”, prometeu.

Em dias de feriado, como na sexta-feira, quando foi celebrado Dia da Proclamação da República, a frota em circulação reduz em 30%. Mesmo assim, Rezende atribuiu ao trânsito da capital a culpa pelos atrasos verificados nas linhas de ônibus.

A linha 072, que motivou o protesto, tem como itinerário a Avenida Zahran. “É um grande desafio, porque é uma via congestionada e não tem como expandir”. Segundo Rezende, as intervenções feitas pela prefeitura na rotatória da Rua Joaquim Murtinho devem melhor o fluxo nesta via.

João Rezende Filho, diretor-presidente do Consórcio Guaicurus (Foto: Clayton Neves)
João Rezende Filho, diretor-presidente do Consórcio Guaicurus (Foto: Clayton Neves)

Ações como a implantação de corredores e faixas exclusivas para ônibus também podem melhorar a velocidade dos ônibus do transporte coletivo. “Não dá para compartilhar o trânsito com caçamba de lixo, caminhão, carro e ciclista, porque desse jeito, dificilmente, o transporte coletivo vai atender as necessidade das pessoas, que é ganhar tempo”, explicou o diretor.

Ônibus novo – Em outubro, a empresa entregou 20 ônibus novos para renovação da frota. A previsão é que mais 35 sejam entregues em dezembro. A compra representa investimento de R$ 16,5 milhões. Atualmente, cerca de 500 ônibus atendem o transporte coletivo da Capital.

Nos siga no Google Notícias