A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

11/12/2015 10:48

Para evitar acidentes, Semadur realiza mutirão de poda e remoção de árvores

Flávia Lima
Temporada de chuvas provoca queda de árvores, principalmente na região central. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio) Temporada de chuvas provoca queda de árvores, principalmente na região central. (Foto:Arquivo Campo Grande News/Marcos Ermínio)

Dados da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros revela que pelo menos 70 árvores caíram na Capital durante temporais na última semana de novembro. Os acidentes geralmente ocorrem devido a idade e escolha equivocada de espécies que podem ser plantadas em cada região da cidade.

Na tentativa de prevenir um número maior de acidentes, já que a temporada de chuvas segue até janeiro, a Semadur(Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) deu início às atividades da Brigada Sustentável, que tem o objetivo de realizar o manejo da arborização urbana.

Os serviços realizados são o de poda e remoções, um dos mais solicitados na secretaria. Até o momento os trabalhos foram realizados na Avenida Afonso Pena e Duque de Caxias, região central da cidade, onde se concentra o maior número de árvores antigas e frágeis. .

O trabalho será realizado em mutirão no quadrilátero central e nas saídas da cidade. Posteriormente, a ação será ampliada para todas as regiões, além dos distritos de Anhanduí e Rochedinho.

As árvores que oferecerem risco estão sendo removidas e, posteriormente, haverá o plantio de mudas nos locais.

No final de novembro o Campo Grande News conversou com o Rodrigo Fraiha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica da Capital, que explicou que as quedas ocorrem porque muitas das árvores não são indicadas para o plantio próximo a rede elétrica, como a palmeira imperial, ficus, sibipiruna, mangueira e leucena.

Além disso, são espécies que sempre avançam sobre a fiação elétrica e requer poda. Segundo ele, só este ano, técnicos da Energisa realizaram a poda emergencial de pelo menos mil árvores na cidade.

Ele também destacou que existe um manual, disponível no site da Energisa e da prefeitura, orientando quanto as espécies corretas para o plantio, que pode ser acessado através do link www.pmcg.ms.gov.br/semadur/canaisTexto?id_can=6366. Para pedido de podas urgentes que estejam afetando a rede elétrica, o número é o 0800 7227272.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions