Para pagar contas e boleto, multidão se aglomera em loja
Loja abriu porta para receber pagamento de boletos e teve organizar fila que se estendeu pela calçada
Para pagar contas e boletos atrasados, uma multidão com mais de 100 pessoas se aglomerou na área central de Campo Grande, em frente a Loja Magazine Luiza. Apesar das marcações nas ruas, a maioria das pessoas não respeitou a distância de um metro e meio, que serve como medida de prevenção contra o coronavírus.
O gerente-adjunto da loja, Anderson Ambrósio, explicou a reportagem que a emprsa não está fazendo vendas, e abriu atendimento apenas para receber o pagamento de contas e boletos, apesar de orientar os clientes que estas funções podem ser feitas pela internet e aplicativo.
Dois atendentes ficaram na porta da loja, recebendo os clientes para o pagamento. Os funcionários também tentaram organizar a fila, que ficou do lado de fora. Foram feitas marcações no chão, para que fosse respeitado a distância exigida (1 metro e meio), no entanto a maioria ignorava a medida. Ele mencionou que o atendimento começou às 9h e iria apenas até às 13h.
“Está muito difícil organizar, ocorre que a maioria (clientes) não sabe resolver estas questões pela internet ou aplicativo”, disse Ambrósio. Ele também destacou que a multidão de pessoas é porque havia uma “demanda represada” de pessoas que estão com as contas vencidas ou já no prazo final.
Preocupação – Boa parte das pessoas que estavam na fila se enquadram no chamado “grupo de risco” do coronavírus, por serem idosos. No entanto a principal justificativa para ir ao local é que não sabiam resolver o pagamento pela internet, e já tem o costume de pagar o boleto na loja.
“Eu vim aqui pagar, mas estou com muito cuidado para não pegar a doença, não tem como não se preocupar, porém não consigo pagar no aplicativo”, disse a aposentada Maria Verial, de 75 anos. Ela levou uma sombrinha para fugir do sol e reconhece que é perigoso estar na fila por fazer parte do grupo de risco.
Saída - Já a dona de casa, Cecília Fátima, de 57 anos, contou que está evitando ao máximo sair de casa, no entanto disse que só sabe pagar (boleto) na loja. Ela foi com o marido ao local, que estava esperando no carro. “Logo quando pagar já vou embora, só não estou satisfeita de ficar aqui neste sol”, reclamou.
A cozinheira Eliane Cruz estava tensa no local e reclamou várias vezes na fila, porque as outras pessoas não estavam respeitando a distância segura para não contrair o vírus. “Estou pedindo para os outros me respeitarem e manterem a distância, estou com o meu boleto vencido em um dia e vim pagar”. Também relatou que está afastada do serviço desde quando começou a pandemia.
Resposta - O Magazine Luiza informa que, suas mais de 1 100 lojas físicas, que operam como correspondentes bancários, foram reabertas exclusivamente para o pagamento de contas. "A medida foi necessária para atender uma parcela de clientes que não são digitalizados e que, portanto, não conseguem efetuar seus pagamentos pelos meios virtuais disponibilizados pela empresa".
Na tentativa de evitar a disseminação da covid-19, a rede diz que colaboradores "têm a temperatura corporal aferida antes do início do expediente e estão usando máscaras. O horário de atendimento é limitado, assim como o ingresso de pessoas nos locais. Em caso de formação de filas, a distância social recomendada pelas autoridades de saúde"
A loja lembra ainda "que isentou de juros e multas os clientes que não conseguiram realizar seus pagamentos nas datas de vencimento devido ao fechamento das lojas e que têm orientado todos a pagar suas contas por meios digitais".