A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/04/2011 10:40

Para tirar espinha, médico marca endoscopia e outro a tira em 10min

Nadyenka Castro

Objeto estava na garganta

Pai ficou indignado com a peregrinação que teve de fazer para tirar uma espinha de peixe da garganta do filho em Campo Grande. Enquanto um médico marcou uma endoscopia para resolver o problema no estudante de 18 anos, outro a tirou em 10 minutos.

O caso aconteceu no início da tarde dessa quinta-feira. O jovem se engasgou com uma espinha de peixe e o pai, o funcionário público estadual Omar Goulart, o levou para o Prontomed, na Santa Casa.

De acordo com Omar, o filho dele foi atendido pelo médico Eustáquio Marques pouco antes das 14 horas. “Ele nem olhou nada e marcou endoscopia para 16 horas”.

“Eu na minha ignorância penso que quem está engasgado não precisa de endoscopia”, disse o funcionário público referindo-se ao exame normalmente indicado a quem apresenta sintomas de alguma doença no aparelho digestivo.

Indignado com o fato do profissional mal ter atendido o filho, que “estava sufocando já”, Omar seguiu com o jovem para a Clínica Campo Grande. “Em cinco minutos ele estava sendo atendido. Em questão de 10 minutos resolveu o problema”, diz.

Ele declara que a espinha foi retirada rapidamente, com auxílio de um instrumento médico e sem necessidade de exame e/ou medicamento.

Com o filho já sem o espinho, o servidor público voltou ao Prontomed para tentar conversar com o médico que havia atendido seu filho. “Eu não queria brigar, só queria passar a situação”.

A informação dos atendentes era de que o profissional estava em atendimento.Omar então pediu a identificação dele. Foi passado o nome, mas o número de registro no CRM (Conselho Regional de Medicina) não foi informado.

Brinquedos feitos por detentos são doados para crianças em escola
Parceria feita entre a a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) garantiu ne...
Falta de pagamento faz prefeitura suspender hemogramas na rede pública
A falta de pagamento para um fornecedor de insumos fez com que a prefeitura de Campo Grande suspendesse a partir desta quarta-feira (13) a realização...


foi deus que tirou a espinha do seu filho porque com certesa voçes sao iluminado dos anjos de deus.
 
milvania porto matias em 20/09/2013 13:11:34
É, são muitos comentários, e concordo com vários, inclusive que o tempo de profissão dele, deve saber muito, mas deveria existir um tempo para médico cansado se aposentar, pq qdo já estão velhos e cansados, fazem esse tipo de atendimento, passei por isso com um ginecologista famoso no meu pré natal, que no final ele me despachou pq eu não faria o parto em maternidade particular como ele queria, para arrancar mais o meu dinheiro. Acredito plenamente que o Dr. Eustáquio já tenha sido um ótimo médico, mas venceu, melhor parar por ai depois dessa.
 
Adriana Alves em 23/04/2011 09:30:40
Tenho plano de saúde e já fui atendida , infelizmente, por este senhor, o atendimento dele é péssimo, mal olha na sua cara, não descruza os braços sequer. Só acho que quando a pessoa não quer mais fazer o que se propos a fazer na vida tem que mudar de profissão, vai pra beira do rio pescar, pq o mal atendimento de uma emergencia em um PS pode sim ocasionar um mal muito maior. Sabe quando chega final de semana a gente fica torcendo pra não precisar de atendimento médico, pq é uma calamidade pública. Lamentável.
 
Lizeti Aparecida Zanineli em 23/04/2011 09:22:50
De todos os comentários que li... o da "Deyse Fernandes - veja 22/04 às 13:11"   que no seu comentário diz: ... o pai deveria ensinar o filho a comer peixe e que o procedimento do 1º médico (endoscopia para algumas horas depois) é o correto, etc, foi o comentário mais "adoidado" e sem um mínimo de respeito para com o pai da "vítima". PROCURAR OUTRO MÉDICO ... É SIM UMA ATITUDE CORRETA PARA QUEM TEM DÚVIDAS SOBRE UM ATENDIMENTO "MAL FEITO". Primeiro o fato ocorreu devido a um "acidente" (ninguém quer passar por isso)... por isso procuramos socorro. Tô achando que essa "defensora / Deyse" tem alguma coisa a mais com o 1º médico. Me ajudem aí... se alguém souber de alguma coisa...
 
Nivaldo Silva em 23/04/2011 06:29:59
Graças a Deus tudo terminou bem. A santa ignorância desse pai poderia ter causado uma tragédia, uma espinha de peixe não sufoca ninguém, pois a grande maioria deste corpo estranho ingerido inadvertidamente se aloja nas amigdalas oque provoca desconforto, dor dificuldade e ate impossibilidade de engolir, e não de respirar (“sufocando”).
Para realizar esta retirada de corpo estranho com segurança, o mais adequado é o uso de um aparelho chamado fibroscópio flexível, aparelho este manuseado com habilidade por um médico endoscopista e o nome do procedimento é ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA, que deve se realizada com o paciente de estômago vazio para evitar aspiração de conteúdo gástrico para o pulmão e ai sim o quadro se torna dramática com risco do paciente morrer ”sufocado”.
 
marly pereira em 23/04/2011 05:56:54
Infelizmente, tbém passei pelo mesmo atendimento que que o senho Omar, por esse mesmo "assassino",mas infelizmente não era só um erspinho de peixe..... minha mãe estava tendo um AVC..e ele achou q fosse uma crise depresiva, a sedou e mandou ela pra casa, voltei para o hospital 12 hrs depois, mas não tinha mais jeito...ele Matou a minha mãe, por pura incopetencia... Por Favor, Não deixem nunca q esse assassino q se diz médico "EUSTAQUIO MARQUES" atenda ninguém da sua familia.. se for ele o plantonista, procure outro hospital, mas não deixe q ele atenda.
 
Jackeline Morel Franco em 23/04/2011 05:28:33
Ao Sr. que ficou indignado , tenho a dizer que o Dr. Eustáquio é um profissional muito competente, estudioso e também tem muita experiência que muitos "recém formados" só com os anos vão adquirir. Quanto sua "saída" do hospital, poderia ter ocorrido um problema mais sério com seu filho. O Sr. se responsabilizaria por isso ou também culparia o médico e o hospital caso acontecesse? Ainda tenho a dizar que para que seja realizada uma endoscopia existe um período de jejum a ser cumprido. Talvez, o doutor e o hospital o estavam fazendo da maneira correta...... Não estava presente para julgar fatos, o Sr. está no seu direito de pai e todos as pessoas que deram suas opiniões talvez sejam leigas e desconhecem tais fatos. À propósito, se não me engano, Dr. que todos jogaram pedras é professor universitário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Congratulações Professor Doutor!
 
Ana Paula de Castro Morbi em 23/04/2011 05:13:07
Tive tuberculose o ano passado e passei pelo prontomed, o médico nem olhou o Raio x e me dava remédios para baixar a febre, ai dava a impressão que eu estava boa, me liberava. Foi uns 3 dias assim. No quarto dia eu fui a outro profissional e ele me internou às pressas, pois meu pulmão estava tomado pela infecção da Tuberculose. Como fui internada e estava muito mal acabei perdendo todo tipo de comprovante que fui atendida no Prontomed, até o Raio X senão, logo que tinha me recuperado, iria denunciar para o CRM, mas não tive como. Seria bom se esse cidadão manter os exames e entrar contra esses médicos irresponsáveis. Eu, como não tenho mais nada a fazer, não piso lá, nunca mais e aviso a todos os meus amigos. Se eu não tivesse mudado de profissional, eu provavelmente teria morrido.
 
Rosângela Birtes Nunes em 22/04/2011 12:54:36
esse pai é mesmo muito ignorante de contestar à coduta medica, se ele nao sabe a melhor opçao para localização e retirada de corpo estranho é a endoscopia, esse pai foi imprudente ao retirar o filho da unidade de saude, o deslocamento desse corpo estranho poderia ter levado á morte.
 
william souza em 22/04/2011 12:36:49
isso ai sao os medicos que temos, a etica medica esta na quantia de dinheiro que se tem no bolso, a verdade e que a grande maioria dos medicos o escrupulo deles ficou na cadeira de faculdade.
 
PAULO DIAS em 22/04/2011 12:34:16
Isso é uma verdadeira vergonha. O Pront Med que era para ser exemplo no atendimento já que é particular, não é. E o pior, os médicos dos planos de saúde não estão nem aí com a saúde da gente. Já passei horrores neste hospital. Pior que ninguém faz nada, porque esta classe de médicos são unidos. Não adianta nada a gente fazer reclamações, pois eles "brincam" com as nossas vidas. E depois este bando de "doutores" querem aumentar o repasse do plano de saúde.. parece brincadeira de muito mau gosto, afinal o atendimento do Pront Med é igual ou pior do que um posto de saúde, que é outra vergonha de MS.
 
Luciana Ramos em 22/04/2011 12:31:05
Pesquisei, e se for quem penso esse médio Eustáquio Marques , se for o mesmo, é geriatra. Por isso que marcou a endoscopia. "Não se é o mesmo", que fique bem claro. Mais na Realidade, a maioria não está nem aí com os pacientes, O verdadeiro proffissional é aquele que tem amor a profissão e ao que faz. A maioria não passa de mercenários. Então pra que fazem concursos? A resposta é: - Funcionários públicos, tem a fama de não trabalharam" mais e aí... ele será que é funcinário público???
 
Marcelo Max em 22/04/2011 12:03:07
Pedrossian está internado desde o dia último 18 de abril no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Ele não esta na SANTA CASA nem no ROSA PEDROSSIAN?
Ele tem plano de saúde pago pelo POVO!
 
Andre Pereira em 22/04/2011 11:41:17
Digamos que ele tinha compromisso e queria se livrar do atendimento......
Ja vi medicos discutindo dentro de Postos de saúde por atendimentos, esses que tem critério de urgencia, tipo um não queria os vermelhos pois tinham muitos a serem atendidos.
É O NOSSO BRASIL!!!!!!
 
Anderson silva em 22/04/2011 11:32:05
Infelizmente a procura e maior que a oferta, por isso, diversos medicos estao deitando e rolando. Tem medico que se quer tem residencia e sao contratados com salarios enormes no interior. Mas o atendimento nao faz jus ao salario recebido.
 
Rose de Oliveira em 22/04/2011 09:54:53
Como ja diz o ditado, se é que é um ditado, são poucos e raros os profissionais, que se preocupam com a saude publica, a privada, é uma facada, no povo, segundo a diretriz do sus, a rede privada é complementar, porem o que vemos é a sangria do cofre publico em todas as instancias, a ma gestão do dinheiro publico, e a saude publica que é de "tooodos" se tornou um caixa 2 das terceirizações, sucateamento da infraestrutura, publica o povo enfrentando filas e as pessoas que realmente cuidam das pessoas enfermas sem condições de trabalho tanto em campo grande como no interior, porque sera que as pessoas importantes não ficam aqui para se tratar? concordo com o pai, sim trabalho num hospital e sei as condições que as pessoas trabalham em clima de perseguição sem condição e povo morrendo por falta de quem sabe se olhar na cara do paciente pelo menos!!!!!!!!!!!!
 
Domingos Savio Correa PIstorio em 22/04/2011 09:32:57
Olha em questões médica, as vezes é dificil opinar, mas que o mau atendiimentos nos PRONTO ATENDIMENTO É uma constante.....
Quanto a opiniao da Dayse Fernandes, que deve ser da área de saude, até pode ser procedente, mas o médico poderia ter explicado ao pai, e agilizado o atendimento, buscandio minorar o sofrimento do paciente. Chamar alguem que busca uma segunda opinão sobre o atendimento médico de IGNORANTE, é no mínimo falta de humanidade. Se for da área de saude, busque outra profisssão.... senão, desculpe...
 
Deise Mineiro em 22/04/2011 08:45:28
Aí Daisy!!!
Não sabemos o posicionamento da espinha, nem tamanho e outros detalhes mais que teriam importância para a conduta. Nem por que para às 16h. Isso quem examinou sabia e se definiu.
Mas quem sabe, sabe.
Sua análise é racional.
Imagine se tivesse havido o vômito e a aspiração. Infecção? Coma? Óbito???
Hoje, mais um dia de crucifixação, dia de comer peixe, foram encaminhadas mais de dez ocorrências semelhantes, todas resolvidas. E outras ocorrências mais. Muitas vidas salvas.
Disso ninguém fala. Fala o emocional, o irracional.
 
Asclépio de Avicenas em 22/04/2011 08:11:14
Apesar de todos os disse me disse que estão escritos aqui, se fosse qualquer um de nós com nossos filhos teríamos a mesma conduta do pai. Primeiro que o filho já estava sufocando e ainda ia esperar mais algumas horas..... e outra pra quem tem plano ou pra quem tem dinheiro é melhor ir à CLÍNICA CAMPO GRANDE!
 
JULIANA FLEITAS NOMURA em 22/04/2011 07:49:56
e um realidade no setor publico e particular e ANS e responsavel, descaso,inconpetencia, esses são os profissionais que nos deixamos nossas vidas.Este fato me remete a um fato na mesma circustancia com uma criança de 4 anos que engoliu uma moeda,os pais tinha convenio particular e o medico otorino ficou fazendo corpo mole a familia procurou a justiça naquele mesmo dia acionado a delegacia que prendeu o medico e posteriormente foi retirado a tal moeda.devemos sim procurar nossos direitos como consumidores contra esses planos de saude e profissionais,
 
PAULO HENRIQUE em 22/04/2011 07:48:25
Médicos tem medo de correrem riscos, mesmo que haja riscos de vida. Minha esposa nasceu numa circunstância em que o médico responsável pelo parto teve medo, porem teve a humildade de chamar outro médico mais experiente, não teve dúvidas, chamou o saudoso Dr. HUMBERTO NEDER, que a retirou, como disse ele "na marra" e salvou mãe e filha. E ainda disse mais, que " não fosse ele, os dois morreriam". Receitar comprimidos de tabelas, isto qualquer pessoa sabe fazer.
 
joao batista assis em 22/04/2011 07:45:43
Eu não sou médica e nem sei qual é o melhor procedimento, acredito que esse pai tbm não sabia, portanto a obrigação do médico é de explicar ao paciente a necessidade de tal procedimento. Falta humanização no atendimento e prestar atenção no ser que está ali debilitado e vulnerável... Os medicos não ouvem e nem se quer examinam os pacientes, parecem que tem medo ou nojo, e com tanto descaso, é logico que qualquer pai no seu desespero, procura outro atendimento, e se isso fosse irresponsabilidade o filho deste homem não teria se livrado da espinha de peixe... Infelizmente existem médicos sem condições de trabalhar, mas que por orgulho ou necessidade continuam e fazem um péssimo atendimento. Já passei por uma situação parecida, em que a médica do prontomed havia esquecido os óculos e não conseguia enxergar as placas de pus na minha garganta, e prescreveu apenas um dipirona...Uma vergonha a situação que estamos vivendo nesse país...péssimos profissionais e muita necessidade de atendimento.
 
ANDREIA DE PAULA em 22/04/2011 07:35:53
Dayse e Wilian, não conheco voces, mas com certeza não têm filhos.
 
paulo souza em 22/04/2011 07:14:44
Bom como disseram, se o prodesimento correto era a endoscopia, então quer dizer que o outro médico estava errado em fazer tal procedimento de retirada do espinho?
 
Nery Miranda Lima em 22/04/2011 07:13:27
Não sei se vcs sabem mas pra fazer endoscopia tem que fazer um jejum rigorosa, senão pode causar grandes complicações, vão se infomar primeiro para depois postar seus comentários..... e tem mais um agravante a espinha tava na garganta não no estomago..... vamos dar mais atençaõ aos nossos pacientes são eles que coloca comida na mesa de vcs
 
Helena Coelho em 22/04/2011 06:56:48
Simone M., qdo eu disse ignorante, foi no sentido do significado da palavra: pessoa que não tem conhecimento de determinada coisa, conforme o dicionário da Língua Portuguesa. Toda pessoa que desconhece algo, é um ignorante naquele assunto. Para fundamentar minha explicação da palavra “ignorante”, segue abaixo trecho do dicionário Michaelis:
ignorante
ig.no.ran.te
adj+s m+f (lat ignorante) 1 Que, ou quem ignora. 2 Que, ou pessoa que não tem instrução; inculto, iletrado. 3 Que, ou quem não tem conhecimento de determinada coisa. 4 Inábil.
Com relação a conduta e tempo de espera em um pronto socorro, ela é priorizada pela urgência de cada paciente. Com certeza esse menino não estava agonizando, porque se estivesse, o médico, conhecedor da técnica e procedimentos que salvam vidas, teria adotado outra conduta.
Feliz Pascoa!

 
Dayse Fernandes em 22/04/2011 06:30:36
Esse médico ai q o atendeu no prontomed é assim mesmo...ele nem olha na cara da gente direito e mal e mal atende... Fui lá com uma dor de cabeça do caramba uma vez prq minha pressão estava no céu, ele pratciamente debochou do meu sintoma, me passou um analgesico...nem a pressão aferida marcando 17 foi olhada... é mais facil dar uma dipirona injetavel né? sai de lá, não tomei medicação e fui pra outro PS, isso prq tenho planod e saude heim.... no outro fui atendida na pressao e na dor de cabeça... Hoje qud preciso ir ao prontomed e esse "cara" ta de plantão, dou meia volta e procuro outro lugar...como diz a Lady Kate: To pagandooooooo...entaum no minimo quero alguem q olhe na minha cara.
 
Denise Gonzalez em 22/04/2011 05:28:07
O melhor hospital de Campo Grande se chama AEROPORTO e o melhor médico daqui é o senhor Jesus de Nazaré.
 
Paulo de Jesus em 22/04/2011 05:22:57
O atendimento no Prontomed está um "lixo". Recentemente a minha mãe precisou de atendimento e, além da demora para os primeiros procedimentos, o médico mau a examinou. Há postos de saúde, SUS, em que o atendimento está melhor do que certas unidades que atendem por convênio.
 
Sebastião Ribeiro em 22/04/2011 05:14:06
ja fui atendido por esse profissional , que mal me olhou direito , isso é lamentável por que além de ser um hospital particular e pagamos caro no plano de saúde.
 
anderson pereira em 22/04/2011 04:33:36
esse prontomed ja foi bom, esta caindo aos pedaços, teias de aranha em todos os cantos, medicos que ja deveriam a muito ter se aposentado, porque os senhores acham que em quanto em alguns hospitais a fila da pediatria chega a quase cinquenta pacientes, estou falando de hospitais particulares, por la nao chega a dez, medicos continuam atendendo por conta de mandanto de seguranca, e quanto ao caso, um laringo apenas ja resolvia o caso, ou quem sabe uma lanterna clinica, ou ate mesmo pedir para o paciente abrir a boca, e com uma pinça retirar o objeto estranho que estava na CAVIDADE ORAL do paciente, porisso aquilo nao vai pra frente nunca. Tenho dito !!!!
 
jose carlos em 22/04/2011 04:13:33
Devemos denunciar os maus profissionais médicos , mas também devemos exaltar os bons profissionais. Em dezembro de 2010 fomos eu e minha esposa passar o final de ano em CG ( somos de Recife-PE ) já que a família dela é daí. Ela, infelizmente foi acometida de uma super bactéria que se instalou nos pulmões, e não fosse o pronto atendimento na Santa Casa de Misericórdia através do Dr. Sérgio Cação de Moraes a internando e dando-lhe todo apoio a atenção, tanto o Dr. Sérgio como todo o quadro do setor UCO - Unidade Coronariana em que ela ficou internada por longos 17 dias na UTI. jamais esquecerei o ótimo atendimento e dedicação dos funcionários desta Santa Casa no atendimento dispensado a ela. Portanto quero enfatizar que devemos sim, denunciar energicamente os maus profissionais. Mas devemos aplaudir com o mesmo vigor os bons profissionais que com certeza trabalham nesta Santa casa.
 
Manoel Lopes dos Santos Filho em 22/04/2011 02:45:36
È que na faculdade que ele fez medicina a garganta fica no estomago. Agradeça a Jesus Omar foi ele que te guiou e salvou seu filho.
 
Hildebrando Corrêa Benites em 22/04/2011 01:30:16
william se fosse seu filho vc ficaria esperando ate as 16 horas para ser atendido ou procurava outro atendimento como ele fez . porque o outro medico atendeu sem pedir exames e resolveu em 15 minutos .
 
adriana oliveira em 22/04/2011 01:21:51
Esse pai é bem desinformado, deveria antes ensinar o filho a comer peixe!!!
A conduta padrao é a endoscopia realmente. E a ignorancia dele, o fez procurar um procedimento que felizmente nao complicou mais a situacao do filho. Haja vista que se ele tivesse vomitado, pois estava com estomago cheio e com o estimulo na garganta, poderia ter aspirado restos alimentares para o pulmao, com graves consequencias. As vezes pela ignorancia ou discrenca no procedimento correto medico, pais causam a propria morte dos filhos!!!
 
Dayse Fernandes em 22/04/2011 01:11:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions