ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Para vestibulandos, ano começa com até três turnos de estudo

Maioria quer prestar medicina e a prova mais próxima é a da UFMS no dia 21 deste mês

Guilherme Henri | 08/01/2018 17:50
Sala de aula de cursinho preparatório para vestibular (Foto: Guilherme Henri)
Sala de aula de cursinho preparatório para vestibular (Foto: Guilherme Henri)

De manhã escola e de tarde cursinho, ou vice e versa. De quebra à noite uma revisão pelo menos até às 22h. Essa é a rotina dos estudantes campo-grandenses que iniciaram 2018 mirando vestibulares, como o da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que será realizado no dia 21 deste mês.

Além da rotina massante, os estudantes ainda precisam usar o tempinho que sobra para lidar com a ansiedade pré-provas, que para eles pode colocar em risco todo o esforço feito.

E para “facilitar” ainda mais a vida da maioria destes candidatos, o curso almejado pela maioria é considerado um dos mais concorridos do país: medicina.

O conjunto de fatores parece perfeito para enlouquecer qualquer aluno, mas não é o caso da estudante Karolyne Akiyoshi, 18 anos, que vai prestar o vestibular para medicina. Ela aconselha os colegas que estão “no mesmo barco” a não ligar para a opinião alheia. “De manhã estudo em casa, à tarde tenho aula no cursinho e no ano passado diminui muito as saídas. Porém, acredito que precisamos pensar que é um dia após o outro e assim tentar relaxar um pouco”, relata.

Recepção de cursinho lotada por pais que querem matricular os filhos (Foto: Guilherme Henri)
Recepção de cursinho lotada por pais que querem matricular os filhos (Foto: Guilherme Henri)

A opinião é compartilhada pela colega de turma Thayne Gord, 19 anos, que também vai prestar vestibular para medicina. Conforme a estudante, como o objetivo também é o da maioria o trabalho é dobrado. “Além de aulas de manhã e a tarde faço uma revisão de tudo a noite. O que vejo na minha turma é uma competitividade entre os alunos e uma galera ansiosa, o que pode atrapalhar muito na hora da prova. Para não cair nessa procuro não me comparar com outros estudantes, otimizar meu tempo e confiar em mim”, conta.

Já Rafaela Oliveira Cochito, 17 anos, diz que a rotina não foge a das colegas: três turnos de estudo. Contudo, vê nos fins de semana uma maneira de relaxar um pouco. “Diminuo bem a rotina de estudos porque se não ninguém aguenta. O meu conselho para quem quem também vai prestar vestibular é de não se esgotar estudando o tempo todo e aceitar que a ansiedade é comum para quem está nessa”.

Cursinho – De acordo com a coordenadora geral do cursinho Refferencial, Zaida Araújo, o início do ano é comum os alunos estarem no pique para os estudos e prestarem os vestibulares. As salas de aula ficam lotadas e há alunos que entram de manhã e só vão embora à noite do cursinho. “Chega no meio do ano e o movimento cai bem. Alguns ficam cansados, mas digo que é essa a hora de continuar lutando”, diz.

Nos siga no Google Notícias