ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Parada de doação de órgãos acontece sábado na capital

Sindicato dos Médicos de MS, SES e Central Estadual de Transplantes se unem em campanha

Danielle Errobidarte | 28/01/2020 10:10
Ação acontecerá nos cruzamentos da Rua 14 de Julho com Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)
Ação acontecerá nos cruzamentos da Rua 14 de Julho com Avenida Afonso Pena. (Foto: Paulo Francis)

A "Parada de Doação de Órgãos" será realizada pela primeira vez na capital este fim de semana. No sábado (1), a ação será realizada na esquina da Avenida Afonso Pena com a 14 de julho, das 8h às 11h.

Inspirados em casos de sucesso no estado, a Central Estadual de Transplantes (CET), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Sindicato de Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed MS) se reuniram para conscientizar sobre a liberação da doação por parte da família.

O presidente do Sinmed, Marcelo Silveira afirma que a conscientização por parte dos médicos tem o objetivo de ajudar na explicação da importância de doadores. "Pretendemos realizar eventos sobre o assunto durante todo o ano de 2020 e não somente no Setembro Verde, mês de conscientização".

Já a coordenadora do CET, Claire Miozzo explica que a morte encefálica de pacientes começa nos hospitais, nas urgências e emergências. "As famílias precisam de acolhimento e humanização e isso envolve médicos, enfermeiros e assistentes sociais".

Ainda segundo Claire, em 2019 foram feitos 205 transplantes de córnea, 21 de rim e 2 de osso , só em Mato Grosso do Sul. As doações para outros estados foram de 5 corações, 33 córneas, 20 fígados, 2 pâncreas e 76 rins.

Nos siga no Google Notícias