ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Parques lineares modificam paisagem e proporcionam lazer nos bairros da Capital

Ricardo Campos Jr. | 29/12/2010 09:10

Áreas permite acesso da população a serviços e outros bairros próximos.

 Parques lineares modificam paisagem e proporcionam lazer nos bairros da Capital

Abertura de parques lineares transforma a região em que está localizado. Áreas onde predominava vegetação em setores por vezes abandonados na Capital tornam-se opção de lazer, proporciona bem estar e ainda permite acesso da população a serviços e outros bairros próximos.

Durante a caminhada vespertina pelo parque do Cabaça, que vai da avenida Spipe Calarge até a Via Morena, o funcionário Público Aire Alves Machado, 57 anos, lembra que antes da avenida, recentemente aberta, havia apenas a mata e o córrego. De um lado ficavam o posto de saúde e uma escola. Quem morava do outro não tinha muitas opções para chegar.

“Ou era pela Rui Barbosa ou era pela Spipe Calarge. O bairro tornou-se mais acessível”, conta o Aire.

Ele diz observar também, que a população tem utilizado bastante a pista de caminhada, exercício que antes tinha que ser feito em outros bairros. Agora, moradores de regiões vizinhas que vão ao local em busca de bem estar. Sempre no fim da tarde. “As pessoas deixam de fazer caminhadas nas praças e vem ao parque. É lotado”, relata o funcionário público.

Aires comemora acesso que obra do Cabaça proporcionou na região e cobra segurança e sinalização. (Foto: João Garrigó)
Aires comemora acesso que obra do Cabaça proporcionou na região e cobra segurança e sinalização. (Foto: João Garrigó)

Parque linear do Sóter - Localizado ao longo da Via Park, o local fica em uma região valorizada da Capital. O estudante Lucas Mourão, 24 anos, lembra que a situação no local, antes da obra, havia mata e córrego. “Quando ia fazer algum tipo de atividade tinha que deslocar”, lembra.

O parque foi criado em 2003, um dos mais antigos da Cidade. Mourão não encontra defeitos no local. “Tem iluminação na via inteira. Frequento diariamente e acho bem tranquilo, só basta os motoristas diminuírem a velocidade”, diz.

Abrangência - De acordo com a prefeitura de Campo Grande, Campo Grande conta hoje com 5 parques lineares. Destes, 3 já estão prontos: Anhanduizinho, que foi o primeiro da cidade, Sóter, criado em 2003 e Cabaça, inaugurado este ano.

O Parque Linear do Segredo, de acordo com a prefeitura, fica pronto até o final do primeiro semestre de 2011.

Está previsto também para o ano que vem a finalização do Parque Lagoa e Complexo Imbirussú-Serradinho.

Parque do Segredo - O parque linear localizado no prolongamento da avenida Ernesto Geisel, começa próximo à avenida Mascarenhas de Moraes.

Apesar de ainda inacabado, os moradores das regiões localizadas no entorno da avenida recentemente aberta já usam a pista de caminhada e comemoram a novidade no bairro. A recreadora Ana Mara da Cruz Gomes, 24 anos, e a professora Eda Regina de Albuquerque, 35, sempre fazem caminhada no final da tarde pelo parque.

“É uma ideia que saiu do papel. Há muito tempo que se fala do parque. Houve a integração de vários bairros por meio dessa rua”, diz a professora.

“Tem gente de bairros distantes que também estão freqüentando”, conta Ana Mara.

As freqüentadoras dizem saber que o parque não ficou pronto efetivamente. Apontam, atualmente, a iluminação como principal deficiência da via. “Devia acelerar. De noite só os carros mesmo”, diz Ana Mara.

Na opinião de Ana Mara e Eda, a segurança também não pode ser deixada de lado. “Deveria ter pelo menos um para dar mais tranqüilidade para o pessoal da comunidade”, dizem.

Ana Mara e Leda dizem que obra do Segredo foi ideia que saiu do papel, ainda que não tenha sido inaugurado. (Foto: João Garrigó)
Ana Mara e Leda dizem que obra do Segredo foi ideia que saiu do papel, ainda que não tenha sido inaugurado. (Foto: João Garrigó)

O que falta - Na opinião do freqüentador assíduo do Parque Linear do Cabaça ainda falta segurança. Muitas pessoas, segundo Aires, têm receio de freqüentar o local em certos horários. Ele relata que ainda não foi observada ação de vândalos, mas é importante prevenir.

“Os vândalos estão em todo lugar. Isso (segurança), é importante para evitar esses marginais que fazem depredação de um bem público”, diz.

Sinalização também é uma deficiência no local, principalmente para os pedestres. “A avenida tornou-se muito perigosa. Tem muita criança que passa por aqui por causa da escola”, reclama o funcionário público.

Nos siga no Google Notícias