Passageiro da Capital já pode "gravar corrida" para denunciar abuso em Uber
O U-Áudio começa a valer a partir desta segunda-feira (10), em Campo Grande; os arquivos só poderão ser acessados pela empresa
A partir desta segunda-feira (10), os usuários do aplicativo de caronas pagas Uber, em Campo Grande, poderão enviar áudio sobre qualquer inconveniente que veja a surgir durante as corridas. Os arquivos do serviço "U-Áudio" poderão também ser compartilhados com a polícia, em caso de investigação. A regra vale tanto para os passageiros, quanto para os motoristas e o arquivo só poderá ser acessado pela empresa com autorização de quem o gravou.
O motorista Francisco Marim, de 38 anos, comenta que acha interessante tanto para o motorista quanto para o passageiro, assim os dois conseguem garantir a segurança. "Nós vemos situações que gravação consegue provar o que a pessoa disse e algumas vezes isso é necessário. Agora que vi a possibilidade já vou usar em todas as viagens. Quanto mais segurança, melhor", diz.
Conforme as informações divulgadas pela própria assessoria da Uber, o recurso foi criado com objetivo de entender melhor o que ocorreu durante uma viagem, caso umas das partes considere que foi vítima de algum tipo de abuso.
A gravação ficará disponível no aplicativo, mas por ser criptografada não poderá ser acessada pelo motorista ou passageiro. Também não poderá ser compartilhada com outras pessoas. Conforme a empresa, "somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto somente pode ser feito após a denúncia, com o envio do áudio".
“O U-Áudio é um recurso extra para nos ajudar a entender o que ocorreu durante uma viagem em que algo deu errado. Queremos tomar as medidas apropriadas e esse arquivo pode ajudar nossos agentes de suporte neste processo. É importante destacar que só conseguimos ouvir o conteúdo quando o usuário ou o motorista nos enviam. O arquivo de áudio permanece criptografado no dispositivo e o usuário pode compartilhá-lo sempre que quiser ", explica Marcello Azambuja, Diretor da Uber Tech Center no Brasil.
A ferramenta - conhecido como U-Áudio, a ferramenta foi anunciada no evento Uber Destino, realizado no ano passado. O U-Áudio funciona assim: após o encerramento de uma viagem ou por meio do histórico de viagens realizadas, o usuário ou o motorista poderão relatar algum incidente de segurança e anexar o arquivo de áudio que permanecerá criptografado e armazenado no dispositivo. Após ser enviado aos agentes de atendimento da Uber, o arquivo será aberto e usado para ajudar a entender melhor o relato do incidente e tomar as medidas apropriadas.
Segundo a empresa, "em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário, de acordo com o Código de Conduta da Uber".
Enquanto o projeto está na fase piloto, há uma configuração para que os arquivos de áudio sejam apagados depois de uma semana.