ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pesquisa aponta que 6% dos campo-grandenses são diabéticos

Elverson Cardozo | 10/05/2012 11:10
Na região centro-oeste 4,0% dos brasileiros são diabéticos. (Foto: Arquivo)
Na região centro-oeste 4,0% dos brasileiros são diabéticos. (Foto: Arquivo)

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, divulgada nesta quinta-feira (10), aponta que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. Em Campo Grande, o índice é de 6%, entre os pacientes adultos, com mais de 18 anos.

Segundo a pesquisa Vigitel 2011 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), a incidência da do diabetes, em todo o Brasil, é maior entre as mulheres, com 6%. Entre os homens o índice é de 5,2%.

De acordo com o estudo, a doença atinge, na maioria dos casos, os idosos, com 65 anos ou mais, sendo diagnosticado em 21,6% dos casos. Entre os jovens, com faixa etária entre 18 e 24 anos, o percentual fica em 0,6%.

Na região centro-oeste 4,0% dos brasileiros são diabéticos. Na região sudeste 5,8%; no sul, 4,2%; norte, 4,1% e nordeste 5,5%.

O estudo mostra ainda que o diagnóstico de diabetes é mais comum em pessoas que estudam menos: 3,7% dos brasileiros com mais de 12 anos de estudo declaram ser diabéticos, enquanto 7,5% dos que tem até oito anos de escolaridade dizem ter a doença.

O objetivo da pesquisa é medir a prevalência de fatores de risco para doenças não transmissíveis na população brasileira, além de subsidiar ações de promoção da saúde e da prevenção de doenças.

A pesquisa foi realizada entre janeiro e dezembro de 2011 nos 26 estados brasileiros e no distrito federal.

Nos siga no Google Notícias