Pesquisadora da NASA fará palestra em evento de ciência na UFMS
A cientista ministrará a abertura da programação de atividades voltadas a inovação e tecnologia

O maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS, contará, em sua abertura, com a presença da cientista planetária e pesquisadora da NASA, Rosaly Lopes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A pesquisadora ministrará a palestra “Do Brasil à NASA: Missões Galileo e Cassini”, na segunda-feira (20), a partir das 18h, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS.
- Leia Também
- Pela preservação, pesquisadores querem reconhecimento do nono aquífero em MS
- Evento de astronomia na UFMS atrai 800 pessoas para observação do céu
A cerimônia marca o início de uma série de palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e visitas a laboratórios do Integra UFMS 2025, que será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 20 a 24 de outubro.
O diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Filipe Quevedo, comentou sobre a participação da pesquisadora da NASA no evento:
“Ela é uma pesquisadora reconhecida internacionalmente e referência em estudos planetários, atuando em uma das principais agências de pesquisa científica do mundo. Sua presença reforça o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento científico e inspira nossos estudantes e servidores a buscarem cada vez mais a excelência na pesquisa e na inovação”, disse Quevedo.
Rosaly Lopes é graduada em Astronomia (1978) e doutora em Geologia Planetária (1986) pela Universidade de Londres. Com mais de três décadas de experiência na investigação de superfícies planetárias — particularmente no estudo do vulcanismo —, ela integrou a equipe do Near-Infrared Mapping Spectrometer da missão Galileo (1991–2002) e também participou da missão Cassini como membro da equipe Radar (2002–2019).
Além das sessões temáticas que incluem a palestra da pesquisadora, o evento contará com a apresentação de cerca de 2 mil trabalhos aprovados, desenvolvidos por estudantes, servidores e egressos da Universidade.
A programação científica será realizada em diversos espaços da Cidade Universitária, como o Teatro Glauce Rocha, Complexo Multiuso 1, Auditório Arq. Jurandir S. Nogueira, Sala de Práticas Jurídicas Simuladas, Casa da Ciência e Cultura, e o Mercado Escola da UFMS, entre outros locais.
O evento também inclui a realização da Feira das Profissões UFMS 2025, no estacionamento do Ginásio Moreninho, além da comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia criativa no Mercado Escola da UFMS. Haverá ainda a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, com a apresentação de trabalhos de alunos e professores da Educação Básica nos dias 20, 21 e 22.
O encerramento do Integra UFMS 2025 contará com a premiação dos melhores trabalhos indicados por área do conhecimento. A solenidade será realizada na sexta-feira (24), às 9h, no auditório do Complexo Multiuso 1.