A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

21/12/2010 18:35

Polícia federal encontra 650 mil dólares e droga em aeronave doada para os bombeiros

Angela Kempfer e Jorge Almoas
Aviões apreendidos em agosto deste ano, no interior de São Paulo (Arquivo/PF)Aviões apreendidos em agosto deste ano, no interior de São Paulo (Arquivo/PF)

Em vistoria na tarde de hoje em aeronave doada ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal encontrou 100 gramas de maconha e 650 mil dólares. A corporação havia solicitado a doação permanente do avião e por conta desse processo, a Justiça Federal determinou a perícia, que ocorreu nesta terça.

“Foi uma surpresa”, diz o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz. Segundo ele,duas aeronaves Baron foram cedidas há cerca de 60 dias e estavam paradas desde então no Aeroporto Internacional de Campo Grande e outra no aeroporto Teruel.

Ele não soube dizer em que parte do avião foram encontrados a droga e o dinheiro, mas diz ter certeza que “já estavam lá quando as aeronaves foram trazidas para Mato Grosso do Sul”.

Os aviões têm capacidade para 4 passageiros mais o piloto e foram apreendidas no dia 25 de agosto, com 44 quilos de cocaína, durante operação no interior de São Paulo, com o traficante Mario Sérgio Arias, 53, conhecido como Panelão. Ele é acusado de chefiar esquema que movimentava até uma tonelada de cocaína por mês no Brasil, a maior parte com entrada pelas cidades de Ponta Porã e Corumbá. As drogas iam para São Paulo, Minas e Paraná.

O Corpo de Bombeiros é fiel depositário dos aviões, mas nunca usou em qualquer ação, diz o comandante. “Só vieram de lá para cá e ficaram paradas”. A corporação tentava a doação definitiva. "Para desenvolver ações especiais, como transporte de tropa e resgates", diz o comandante. "Não tem menor possibilidade de envolvimento de alguém da corporação nesse caso", afirma, apesar de ressaltar que a guarda das aeronaves era responsabilidade exclusiva dos bombeiros.

Bandidos- Arias era apontado como um dos representantes paulistas da facção criminosa Comando Vermelho, que atua no Rio.

O traficante é considerado um dos maiores criminosos do Brasil. Três meses depois da prisão dele, foram pegos também Marcos Júlio Knorre, 42, piloto de avião, e de João Marcos Rolim, 38, genro de Arias.

Eles foram flagrados no hangar de uma empresa de táxi aéreo, em um condomínio de alto padrão na Vila Eldorado, em Atibaia (SP), com 42 quilos de cocaína. No total, foram apreendidas três aeronaves da quadrilha, mas apenas 2 foram doadas a MS.

Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...


Perante apreensões deste nível, só fica uma dúvida na mente da população brasileira: Onde é que vai parar esse dinheiro, se é que vai chegar ao seu destino final? Esse dinheiro tem procedência ilícita, como é feita a administração dele?Gostaria de saber...
 
Lucas Andrade em 22/12/2010 09:02:13
É por esta - e por outras - que a Polícia Federal brasileira (DPF) é orgulho da população e um dos órgãos mais acreditados do nosso país. Sinto-me dignificada em ser brasileira e saber que temos uma Instituição desta magnitude, seriedade e competente, formada em sua totalidade por profissionais de nível superior e de esmerada formação profissional.
Parabéns, Polícia Federal!
 
Cláudia Dias em 22/12/2010 08:07:25
voces tambem sao cupados desse almento dos deputado vs sao governo. eu lia vc na campanha.
 
joao batista lopes em 22/12/2010 08:05:33
É....Bombeiro quer avião de passageiros pra quê ?
Melhor seria leiloá-los e comprar um helicóptero, este sim, serviria para resgates.
 
Farid Melo em 22/12/2010 08:04:06
alguem falhou absurdamente na apreensão e vistoria...a quantidade de maconha tudo bem, poderia até passar por despercebida...mas o dinheiro??? É lamentável que ninguem seja responsabilizado!!!
 
claudionor caldeira em 21/12/2010 11:21:58
PQ a PF, não utiliza este dinheiro que era do crime, e compra mais equipamentos para o corpo de bombeiros, ou para propria PF, daria no minimo, mais 5 viaturas novas, para combater o crime...ou mais ambulancias para o bombeiros....pensem nisso, ou vão usar pros politicos????
 
aparecido jose em 21/12/2010 07:27:44
com o salário que recebe um bombeiro com certeza esse dinheiro nunca seriam deles
 
marcel dos santos nobre em 21/12/2010 07:02:44
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions