A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

17/01/2014 17:11

Pichações, lixo e usuários de droga mostram abandono da Praça do Papa

Edivaldo Bitencourt e Mariana Lopes
Pichadores sujaram espaço destinado para a galeria dos papas da Igreja Católica (Foto: Marcos Ermínio)Pichadores sujaram espaço destinado para a galeria dos papas da Igreja Católica (Foto: Marcos Ermínio)

A Praça do Papa, como é conhecida a região onde o Papa João Paulo II celebrou uma missa campal em 1991, está abandonada pelo poder público. Além do lixo, o espaço está sofrendo com as pichações e famílias passaram a dividir o espaço com os usuários de drogas.

Ao visitar a praça pela primeira vez, a aposentada Satiko Izek, 58 anos, afirmou que estava muito triste com a situação de abandono, depredação e tomada pelo lixo.

Atrás das galeria de fotografias dos Papas da Igreja Católica, vândalos picharam símbolos dos grupos e frases, como “Chora Tatá”, “Salve” e “Feliz 2014”. A estátua do Papa João Paulo II, por enquanto, não foi alvo de ataque dos pichadores.

O espaço também conta com garrafas pets, latas de refrigerantes e cerveja, que podem ser focos do mosquito transmissor da dengue.

“É a cultura do povo brasileiro, que não dá atenção e não valoriza o patrimônio”, lamentou-se Satiko. Ela observou que a sujeira, pichações, depredações e destruição do patrimônio público tomam conta de toda a cidade.

Um policial militar de 27 anos, que não quis se identificar, contou que sempre leva a filha de cinco anos para andar de bicicleta na Praça do Papa. Ele disse que vários grupos de usuários se reúnem no local para consumir drogas e ingerir bebidas. Eles acabam se misturando a famílias e moradores da região que costumam usar o espaço de lazer. O policial suspeita que as pichações ocorrem durante a madrugada.

Para a professora Eloísa Iseki, 55, as pichações refletem a falta de segurança na cidade e o comportamento de parte dos adolescentes. Ela avalia que alguns não têm instrução na família e apresentam mau comportamento.

Copos são encontrados jogados em espaço que comunidade usa para caminhadas e horas de lazer (Foto: Marcos Ermínio)Copos são encontrados jogados em espaço que comunidade usa para caminhadas e horas de lazer (Foto: Marcos Ermínio)
Espaço destinado a galerias tem pichações (Foto: Marcos Ermínio)Espaço destinado a galerias tem pichações (Foto: Marcos Ermínio)
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


Esqueceram de falar das pessoas que levam seus cachorrinhos para urinar e defecar na praça do Papa, e não tem a devida higiene de recolher as fezes de seus animais. Com diz o Boris: Isso é uma vergonha!!!!!! Bando de "PORCOS", com a devida escusa aos porcos.
 
Jardelino Caetano em 18/01/2014 11:19:13
Cadê as Cameras em tempo real de filmagem para coibir estas ações de Vândalos? deveriam existir em pontos estratégicos como praças,orla morena,bem como grandes avenidas um monitoramento em tempo real,seria fácil pega-los assim pois agem na calada da noite ou começo do alvorecer horários que tem pouca gente nas ruas.Falta vontade política mesmo para uma segurança de primeiro mundo.
 
Antonio Costa em 18/01/2014 11:09:59
Politicamente em Campo Grande/ms temos sim Prefeito e Vereadores mas, quando se trata de Administração Pública eficiente a altura de impostos, taxas e contribuições de melhorias a cidade está entregue ao abondono. Se começar de novo os confrontos entre prefeito e vereadores, penso que a população tem sim que tomar uma iniciativa enérgica se não corre se o risco de 2014 ser mais ano "não vivido" por nós campograndenses em termos de administração pública.
 
ireomar Souza Ferreira em 18/01/2014 10:46:48
Não defendo nenhum partido político nem fulano nem beltrano, mas que a cidade esta abandonada esta, como disse um anteriormente, o orgulho da nossa cidade esta acabando.
 
João Renato em 18/01/2014 09:09:19
Essas pichações há devido a omissão das autoridades, e quando pegar estes estúpidos baixar a borracha isso não estaria ocorrendo. Em tempos outrora isso nunca existiu.
 
Felipe Salinas Ávalos em 18/01/2014 08:43:50
E aquele posto de agente patrimonial que fica ali, pra que mesmo que serve?? quer dizer que, não estão fazendo absolutamente nada.
 
Felipe Salinas Ávalos em 18/01/2014 08:39:02
A responsabilidade principal pela segurança pública cabe aos governos estaduais e isto está detalhado em nossa Constituição. São eles os executores das ações de segurança, além de construírem e cuidarem das prisões estaduais. Para isso contam com a Polícia Militar - que faz o policiamento ostensivo e preventivo e a manutenção da ordem pública; a Polícia Civil, que busca obter provas materiais e identificar os autores dos crimes para que eles sejam denunciados à Justiça além do corpo de bombeiros. O município pode (e deve) contribuir com essas funções, assim como qualquer cidadão, eu ou você. Será que cada um têm feito sua parte ou apenas apontado e procurado um culpado?
 
Glauber S R Martelli em 17/01/2014 23:39:56
É lamentável a situação da praça; tem ao lado um cercado de arame, fazendo parte do percurso para prática de caminhada.....MAS CONVENHAMOS, ESTA PRAÇA FOI FEITA NO LUGAR ERRADO, POIS O PAPA JOÃO PAULO II REALIZOU MISSA CAMPAL EM 91 A UNS 700 METROS DO LOCAL DESTA PRAÇA NA AV. AEROCLUBE, COM RUA TIJUCA ( RUA DO BRADESCO ESQUINA COM JULIO DE CASTILHO). JÁ FOI TUDO ERRADO DESDE O COMEÇO E MAL FEITA ACIMA DE TUDO...ESPERO QUE UM DIA A IGREJA CATÓLICA TENHA CORAGEM E DINHEIRO E COMPRE O LUGAR ONDE O PAPA CELEBROU A MISSA E CONSTRUA NO LUGAR UM MONUMENTO NO LUGAR EXATO E NÃO USE DINHEIRO PÚBLICO, POIS OS POLÍTICOS COLOCARAM NUM OUTRO LUGAR A HOMENAGEM...FALTA DE RESPEITO E VERGONHA UMA HOMENAGEM DESTAS ...
 
José maria martins em 17/01/2014 21:07:04
Quer dizer: a cidade toda está abandonada. Nosso orgulho de ser campograndense está se acabando.
 
Maria Lucia Moreira em 17/01/2014 19:03:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions