ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

PM comemora aniversário com entrega de medalhas e formatura de sargentos

Anny Malagolini | 03/09/2016 16:03
PM comemora aniversário com entrega de medalhas e formatura de sargentos

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) realiza na manhã desta segunda-feira (5), no Parque dos Poderes, na Capital, uma solenidade alusiva aos 181 anos da instituição. Na ocasião, haverá entrega da Medalha do Mérito, a mais alta comenda da Polícia Militar, e da Medalha da Insígnia do Mérito a civis e militares do Estado, e a formatura de 364 sargentos.

Instituída em 1982, a mais alta honraria da Polícia Militar destina-se a reconhecer àqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição.

Neste ano serão homenageadas 75 personalidades: 15 autoridades civis, além 46 policiais militares e 14 militares de outras forças.

Durante a solenidade também serão agraciados com a Medalha da Insígnia do Mérito, 109 autoridades civis e militares da PMMS e de outras forças, que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiado o trabalho da corporação.

Formatura

Na oportunidade também será realizada a formatura de 364 sargentos que concluíram o curso de formação nos municípios de Campo Grande e Dourados. O curso com 13 disciplinas, entre elas a atualização das legislações Estadual e Federal, direitos humanos e treinamento de armamento e tiro, teve duração de 290 horas/aulas e o estágio.

Sobre a Polícia Militar

A criação da Polícia Militar no Brasil remonta à visita da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808. À época, uma Guarda Real foi instituída para zelar pela segurança dos nobres, dando origem ao primeiro grupamento do tipo no País. As constituições imperiais, posteriormente, já contemplavam a existência desse tipo de força de segurança nos estados.

Cada estado brasileiro possui uma força de segurança cuja função é realizar um policiamento ostensivo e preservar a lei e a ordem pública. Subordinam-se aos governadores estaduais e compõem uma reserva automática das Forças Armadas Nacionais.

A estrutura de organização da Polícia Militar corresponde àquela adotada pelo Exército, com a divisão em regimentos, batalhões, companhias e pelotões, bem como a hierarquia nos postos de comando.

Nos siga no Google Notícias