ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

PM promete intensificar realização de blitze da Lei Seca durante o Carnaval

Rafael Ribeiro | 21/02/2017 10:03
Operação na segunda teve uma pessoa presa e quatro veículos apreendidos ao todo (Foto: Divulgação/PM)
Operação na segunda teve uma pessoa presa e quatro veículos apreendidos ao todo (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar promete intensificar, pelo menos até o final do Carnaval, a realização das blitze de Lei Seca em Campo Grande como meio de coibir o uso de bebidas alcóolicas por parte de motoristas e tentar prevenir acidentes.

Segundo o tenente-coronel Renato Tolentino Alves, comandante do Batalhão de Trânsito da Corporação na Capital, o plano é que com a parceria de órgãos municipais, como a Guarda Civil Municipal e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), ao menos até o final do Carnaval sejam realizadas operações todos os dias, nas principais avenidas da cidade.

“É um tipo de ação que gera resultado”, disse Tolentino. “Ano passado, por exemplo, não tivemos nenhuma morte ocorrida no Carnaval, sequer um acidente grave. E estamos empenhado em repetir esse desempenho.”


De acordo com o comandante, avenidas como Afonso Pena, Júlio de Castilho, Brilhante, Bandeirantes e Ernesto Geisel estão no foco por serem as principais vias de ligação entre os bairros. “São as veias da cidade e serão as mais visadas”, disse Tolentino.


Na noite da última segunda-feira (20), por exemplo, uma operação do tipo aconteceu por volta das 21h40 na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo, no bairro Santa Fé.


Ao todo, 65 veículos foram abordados, com seis testes de bafômetro realizados, 13 autos de infração lavrados, três documentos apreendidos e quatro veículos removidos para o pátio.


Durante a operação, um homem bêbado que tentou fugir da blitz em sua Ford Ranger prata acabou preso em flagrante após bater em um Gol estacionado na frente de uma pizzaria.

Segundo o tenente-coronel, o horário e local não significa, necessariamente, que horários e locais sejam reeptidos. "Não podemos avaliar, mas o plano é fazer mudanças constantes de locais exatos e horário de atuação. Mas sempre tendo em vista boates e bares", disse.

Metas – Para Tolentino, com a mudança de gestão na Prefeitura e os bons resultados obtidos no começo da operação para o Carnaval, haverão conversas para que esse tipo de blitz ocorra constantemente.


“A gente vem tendo um canal muito aberto com a Prefeitura e parece evidente que uma parceria para que esse trabalho seja ampliado por todo o ano estará na pauta”, disse o tenente-coronel .

No entendimento do comandante, esse tipo de operação, mesmo que em uma segunda-feira à noite, dia pouco usual para baladas, pode ser considerado crucial na prevenção de acidentes. "Já temos algum resultado. verificamos que após as 21h o número de acidentes diminuiu. Foram 464 pessoas presas no último ano por dirigirem embriagadas, só em Campo Grande. Entendemos que esse é o caminho", disse.

Nos siga no Google Notícias