ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Polícia faz reprodução simulada sobre três mortes na quimioterapia

Renan Nucci | 20/08/2014 11:00
Segundo delegada, objetivo é verificar passo a passo do atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo delegada, objetivo é verificar passo a passo do atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)

A Polícia Civil faz reprodução simulada na manhã desta quarta-feira do atendimento no setor de quimioterapia da Santa Casa. No mês passado, três pacientes morreram após o procedimento.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, da 1ª Delegacia de Campo Grande, o objetivo é analisar o passo a passo do atendimento, desde a entrada do paciente, incluindo prescrição médica e o processo de infusão de medicamento.

No entanto, as mulheres que morreram fizeram quimioterapia no Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, empresa terceirizada que prestava serviço para o hospital. A Santa Casa reassumiu a quimioterapia após os óbitos.

“Quero ver como eram feitos os procedimentos, a manipulação. A partir disso, confrontar com documentos, depoimentos. Ver se houve irregularidade, negligência”, afirma a delegada.

Ainda de acordo com ela, um dos pontos que chamou a atenção foi incoerência no livro de registro da manipulação, pois alguns procedimentos não eram adotados como deveriam. Um exemplo é fazer o atendimento num dia, mas lançá-lo somente no dia posterior.

De acordo com o advogado da empresa terceirizada, Felipe Barbosa, isso não interferiu no atendimento às vítimas. “Não era de primeira importância”, explicou. Uma equipe de médicos, farmacêuticos e enfermeiros do Centro de Oncologia acompanha a delegada.

“Os meus clientes estão colaborando com as investigações. Assim como a polícia, queremos saber o que de fato aconteceu”, afirma o advogado.

Na apuração, os corpos de Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Maria da Glória Guimarães, 61 anos, e Norotilde Araújo Greco, 72 anos, foram exumados. O procedimento foi porque não havia sido realizada necrópsia.

Nos siga no Google Notícias