A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

13/12/2010 12:09

Policiais civis se especializam para fazer frente à criminalidade

Carlos Martins

200 policiais civis receberam nesta segunda-feira certificados de conclusão do curso de pós-graduação em Gestão Pública.

O perito criminal Cícero Wagner Calixto dos Santos foi um dos 200 policiais que recebeu nesta segunda-feira em Campo Grande seu certificado de conclusão de pós-graduação em Gestão Pública. Assim como os demais colegas, Cícero acredita que deu mais um importante passo em busca de conhecimento e aprimoramento em sua atividade e que servirá para combater à criminalidade. “Foi uma ótima oportunidade para quem não tinha um curso de pós-graduação. Pudemos discutir os problemas da segurança pública e também propor as soluções”, destacou.

A solenidade, realizada no auditório Padre José Scampini da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), reuniu policiais, familiares e amigos, e contou com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que representou o governador André Puccinelli. Participaram do curso, ministrado nos últimos sete meses na Acadepol/MS (Academia de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul), delegados, escrivães, investigadores, peritos oficiais e papiloscopistas.

Secretário Wantuir Jacini (Sejusp) entregou certificados a policiais civis que concluíram curso de pós-graduação em Gestão Pública.Secretário Wantuir Jacini (Sejusp) entregou certificados a policiais civis que concluíram curso de pós-graduação em Gestão Pública.

Ao final do curso, cada participante deve elaborar um trabalho de conclusão voltado para a sua área, apresentando uma solução para um determinado problema levantado. A integração entre os policiais, de diferentes áreas, também foi destacada. ”O curso promove a integração entre os participantes, independentemente do cargo ou função. O curso é importante também para melhorar o atendimento à população”, salientou o perito Cícero.

Desde 2007 já foram realizados 638 cursos que abrangeram todas as especialidades da Polícia Civil (delegado, perito, perito datiloscopista, perito criminal, investigador e escrivão). “Esta capacitação é especial, porque o mundo tem avanço social e tecnológico e a criminalidade se aproveita disso. E é preciso que os policiais estejam sempre se especializando para poder dar respostas adequadas à sociedade”, disse o secretário Wantuir Jacini. Ele enfatizou, também, que à medida que os policiais aumentam o conhecimento, também aumenta a capacidade de gestão e de resolução dos problemas.

O curso, que começou em junho, teve os participantes distribuídos em cinco turmas de 40 alunos. Os policiais civis tiveram aulas de Ética e Cidadania, Gestão de Pessoas, Sistema Nacional de Segurança Pública e Legislação de Segurança Pública. “O objetivo é dar aos policiais a formação na área de gestão para quando assumir um cargo de chefia. É requisito também de ascensão para a classe especial”, explicou o perito criminal e coordenador da pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, Alberto Dias Terra.

O curso é viabilizado mediante investimentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com contrapartida do governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions