ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Policiais explodem granada encontrada por morador em pote de sorvete

Explosivo ativo estava guardado em residência há três meses antes de ser informado à polícia

Por Dayene Paz e Gabi Cenciarelli | 06/10/2025 16:15

Policiais militares e civis detonaram, nesta segunda-feira (6), uma granada defensiva do Exército e apreenderam um revólver antigo encontrados por um morador dentro de um pote de sorvete, na Vila Ipiranga, em Campo Grande. A explosão foi realizada com o auxílio de um robô do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), especialmente treinado para lidar com artefatos explosivos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Policiais interditaram a Rua Candelária com a Anhanguera, na Vila Ipiranga, em Campo Grande, nesta segunda-feira (6), após a descoberta de um possível artefato explosivo. O local permaneceu isolado por aproximadamente duas horas. Equipes da Polícia Civil, Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram mobilizadas para atender a ocorrência. Um robô especializado foi utilizado para aproximação e análise do objeto suspeito.

Segundo o boletim de ocorrência, o morador, de 20 anos, encontrou o recipiente há cerca de três meses em um terreno próximo ao Lago do Amor, na Avenida Georges Chaia. Dentro estavam o explosivo e um revólver calibre .32, além de dezenas de cartuchos, alguns deflagrados e outros intactos. Parte do material, segundo a polícia, é de fabricação antiga, incluindo cinco cartuchos de carabina datados de 1928.

Policiais explodem granada encontrada por morador em pote de sorvete
Granada que foi detonada pelos militares no quintal da residência (Foto: Divulgação/PM)

Com receio de deixar o conteúdo no local, o rapaz levou o pote para casa e o manteve guardado em um armário. Ao se preparar para mudar com a família para Ribas do Rio Pardo, lembrou do armamento e acionou a Polícia Militar. A equipe isolou o imóvel e chamou o Bope, que realizou a detonação controlada da granada no quintal da residência, sem feridos.

Nos vídeos divulgados pela corporação, é possível ver o robô passando pela garagem da casa e se aproximando do local onde o artefato foi desarmado. Em seguida, um policial do Bope se posiciona no chão e aciona a explosão, que ocorre de forma segura.

A operação contou com três viaturas do Bope, comandadas pelo tenente Arinos, sargento Shalmon e cabo Sterfagnel, além do apoio da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol. O material foi encaminhado à delegacia, sob responsabilidade do delegado Felipe Cândido Rossato.

O morador foi levado para prestar esclarecimentos, sem algemas e sem lesões, e o caso foi registrado como “achado de coisas” e “posse irregular de arma de fogo de uso permitido”. O imóvel foi completamente esvaziado antes da chegada da equipe especializada, garantindo a segurança de vizinhos e transeuntes.

Segundo o Bope, o artefato estava ativo e sua neutralização exigiu cuidados especiais. A perícia vai analisar o revólver e as munições para identificar a origem e o período exato de fabricação.

[ * ] Matéria alterada às 20h23 para acréscimo de conteúdo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.