ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Policiais foram filmados descarregando caixas de cocaína de viatura

Ação criminosa aconteceu no dia 4 de maio de 2023 em residência no Jardim do Pênfigo na Capital

Por Ana Paula Chuva | 13/04/2024 16:29
Hugo (de camiseta) ajuda Valdemar (jaqueta) a descarregar droga de viatura (Foto: Reprodução)
Hugo (de camiseta) ajuda Valdemar (jaqueta) a descarregar droga de viatura (Foto: Reprodução)

Presos na operação Snow, em março deste ano, os policiais civis Anderson César dos Santos, 47 anos, e Hugo Cesar Benites, 49 anos, foram filmados por câmera de segurança na casa onde entregaram aproximadamente 10 caixas de cocaína. A carga de entorpecente foi transportada em viatura caracterizada da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul de Ponta Porã até o local no Jardim do Pênfigo, em Campo Grande.

Imagens foram registradas às 8h daquele dia, onde é possível ver a viatura estacionada dentro do espaço usado para eventos. Em outro momento, os policiais aparecem já descarregando as caixas com a cocaína. Uma terceira pessoa estava na casa, identificada depois como sendo o traficante Valdemar Kerkhof Junior, fuzilado em junho do ano passado.

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), depois do acesso às imagens, foram feitas diligências para identificar os envolvidos e o modus operandi do grupo criminoso. Com isso, Anderson e Hugo foram reconhecidos.

Os policiais estavam lotados na 1ª Delegacia de Ponta Porã e foram afastados após a prisão preventiva. As defesas chegaram a entrar com o pedido de liberdade, mas foi negado pelo juiz que também determinou o sigilo do processo de tráfico de drogas.

Valdemar (boné preto) conversa com Hugo no dia da entrega da droga (Foto: Reprodução)
Valdemar (boné preto) conversa com Hugo no dia da entrega da droga (Foto: Reprodução)

Conforme o levantamento do Gaeco, relatório de movimentação e passagem de veículos em rodovias federais mostrou a viatura passando pele posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Ponta Porã às 3h08 daquele mesmo dia seguindo sentido Dourados. Já às 6h26, o veículo oficial estava em Sidrolândia.

“De modo que é possível concluir que fez o trajeto Ponta Porã, Dourados, Itaporã, Maracaju, Sidrolândia e Campo Grande, [onde] os policiais só ficaram o suficiente para descarregar a droga, tanto que a viatura foi novamente flagrada no posto da PRF em Sidrolândia, sentido inverso, às 7h47, retornando para Ponta Porã apenas por volta das 18h17”, diz o documento.

No dia 12 de maio daquele ano, equipe da PRF em Terenos apreendeu carga de 360 quilos de cocaína e pasta base em um caminhão. Para o Gaeco, o entorpecente era o mesmo descarregado pelos policiais na casa de eventos no Jardim Pênfigo, oito dias antes.

“De fato, eles integram um grupo criminoso altamente articulado e estruturado, voltado à prática do tráfico de drogas interestadual, revelando-se a prisão imprescindível para garantia da ordem pública”, pontua o Gaeco onde ainda cita que outros vários integrantes da organização já estavam em liberdade e continuavam a participar do esquema.

Além disso, Valdemar foi executado com tiros de pistola e fuzil junto com o irmão Eder Kerkhoff, no dia 27 de junho do ano passado. O crime aconteceu em Ponta Porã e para o Gaeco, o assassinato é uma nítida ação de queima de arquivo, já que o traficante havia recebido drogas com os policiais dias antes.

Anderson ajudando a descarregar a droga no dia 4 de maio de 2023 (Foto: Reprodução)
Anderson ajudando a descarregar a droga no dia 4 de maio de 2023 (Foto: Reprodução)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias