ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Portões abertos terminam com público estimado em 30 mil pessoas

Paula Maciulevicius e Viviane Oliveira | 23/06/2013 15:50
Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros. (Foto: Viviane Oliveira)
Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros. (Foto: Viviane Oliveira)

Encerrado o tradicional dia de portões abertos, a Base Aérea de Campo Grande calcula um público de 30 mil pessoas que compareceram nestes dois dias. O total de doações foi de cinco toneladas de alimentos não perecíveis e vários sorrisos, como o da auxiliar de cozinha, Jaqueline Ribeiro, 29 anos.

Acompanhada da mãe, irmã e quatro crianças, ela veio para ver de pertinho as aeronaves. “Acho muito bonito, nunca andei de avião. Ao olhar, eu me imagino voando”, diz sobre a realização de um sonho.

O passeio é bem família, pais com crianças e os olhinhos aguçados de tanta curiosidade. O pintor Hermano Gomes, 32 anos, veio com toda família, o segundo filho ainda está por vir. “Eu não perco. Se tivesse todo final de semana eu viria”, comentou.

O que chamou mais a atenção da família foram os carros antigos e os helicópteros. “Me encantei com os paraquedistas na hora que desceram do avião”, reforçou o pequeno Matheus Gomes, de 8 anos.

Os portões abertos teve exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros, salto de paraquedistas, demonstrações de resgate com helicópteros veículos blindados do Exército, cães de guerra, encontro de carros antigos e praça de alimentação.

Entre as atrações, a principal era o avião C-130 Hércules, utilizado para demonstração de combate a incêndio, que é capaz de lançar 12 mil litros de água em uma área de 500m de extensão. Um dos que mais chamam a atenção é o helicóptero da FAB, utilizado para busca e resgate de pessoas. Muito utilizado também para salvamento. A capacidade é de até 13 pessoas e seis macas. A aeronave que mede 17,4 metros pode chegar até 223 km/h.

Para quem gosta de lazer ou robe, a Base Aérea também expõem os modelos Trike, aeronave com asa delta fabricada especialmente para esse tipo de voo. A autonomia do Trike é de 4 horas com velocidade média de 100 k/m.

Além da tradicional Esquadrilha da Fumaça, um estande foi montado para ensinar aos pequenos os passos para ingressar na Força Aérea e um museu que contou toda história da aviação.

Nos siga no Google Notícias