ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Praça Ary Coelho tem testes de HIV, sífilis e hepatite gratuitos neste feriadão

Atendimento é rápido e não precisa levar documentos

Caroline Maldonado e Mariely Barros | 08/10/2021 10:55
Atendimento de testagem na Praça Ary Coelho nesta manhã. (Foto: Mariely Barros)
Atendimento de testagem na Praça Ary Coelho nesta manhã. (Foto: Mariely Barros)

A Prefeitura de Campo Grande oferece gratuitamente testes de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), na Praça Ary Coelho. A ação que começou hoje (8), permanece durante todo o feriadão, sempre das 8h às 16h.

O Programa Municipal de IST/Aids está realizando testes de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), Sífilis e Hepatites B e C. Para fazer o teste, não é obrigatório levar documentos, mas quem tiver em mãos, pode apresentar RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O resultado sai entre 15 e 30 minutos, conforme o Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As ações são de testagem, aconselhamento, orientação e promoção a saúde.

A equipe estará no local até terça-feira (12). No dia 16, também haverá testagem na praça. A ação é alusiva ao Outubro Verde, mês de combate à sífilis congênita e adquirida. Na semana passada, outra ação de testagem foi feita com visitantes de presídio.

Segundo a gerente do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Fabiane Marques Dittmar, já foram realizados 40 testes até agora.

"Quando a pessoa chega, preenche rapidamente uma ficha, porque estamos fazendo um levantamento para traçar um perfil da população testada nesses dias. Podem vir pessoas de qualquer idade", detalha.

A equipe tem oito pessoas atendendo e não tem fila nesta manhã. A expectativa é fazer 150 testes no total. Em dias normais, a testagem ocorre nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), na Rua Anhanduí, 353, Vila Carvalho.

E em caso de exposição, como relação sexual desprotegida, violência sexual e acidentes laborais com fluídos, os testes podem ser realizados também nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em até 72h subsequentes a exposição.

Nos siga no Google Notícias