ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prato típico, sobá ganha espaço no cardápio de hotéis na Capital

O Campo Grande News apurou que pelo menos três já o oferecem, enquanto outros quatro estudam incorporá-lo ao serviço à la carte

Kleber Clajus | 15/07/2018 09:36
Adaptação da culinária oriental, sobá é prato típico de Campo Grande e patrimônio imaterial (Foto: Fernando Antunes)
Adaptação da culinária oriental, sobá é prato típico de Campo Grande e patrimônio imaterial (Foto: Fernando Antunes)

Eleito prato típico de Campo Grande, neste ano o sobá passou a integrar o cardápio de hotéis devido a demanda de curiosos turistas em experimentar algo distinto da culinária regional. O Campo Grande News apurou que pelo menos três já o oferecem, enquanto outros quatro estudam incorporá-lo ao serviço à la carte disponibilizado aos hóspedes.

Marcelo Mesquita, presidente da ABIH-MS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), pontuou que houve maior interesse em disponibilizar o sobá nos meios de hospedagem depois que este foi eleito pelos campo-grandenses, em janeiro, o prato típico da cidade. 

"Hotéis com restaurante próprio tem olhando para essa tendência gerada pela curiosidade dos turistas, que também vem para experimentar sabores", avaliou Mesquita, ao destacar que a mão-de-obra local ajuda a explicar um pouco mais sobre essa tradição gastronômica.

Dentro da tigela, esteticamente agradável e com aroma muito atraente, encontra-se uma adaptação da culinária oriental trazida em 1908 por imigrantes da província de Okinawa, arquipélago de influência chinesa localizado no Sul do Japão. Mas, ao chegar por aqui, o sobá teve trocado o trigo sarraceno por farinha branca no macarrão e somado o caldo de peixe (dashi) a mistura feita com osso de porco (tonkotsu), shoyu, saquê, sal e gengibre.

Levantamento do Campo Grande News, envolvendo pelo menos 15 hotéis, encontrou a iguaria somente no restaurante dos hotéis Bahamas, Deville e Vale Verde. Nos demais, a justificativa foi de que houve ação pontual, a estrutura é terceirizada ou a rede tem "forte intenção" de fazê-lo, mas sem uma previsão de quando isso se tornará realidade.

Gustavo Helmey, chef do Ritual, disse que pedidos dos hóspedes levaram o sobá a ser incluído no cardápio (Foto: Fernando Antunes)
Gustavo Helmey, chef do Ritual, disse que pedidos dos hóspedes levaram o sobá a ser incluído no cardápio (Foto: Fernando Antunes)
Já no Hotel Vale Verde a iguaria adaptada da culinária oriental foi incorporada há quatro anos como diferencial (Foto: Fernando Antunes)
Já no Hotel Vale Verde a iguaria adaptada da culinária oriental foi incorporada há quatro anos como diferencial (Foto: Fernando Antunes)

Gisele de Paula Dias, diretora do Vale Verde, comentou que a adoção do sobá ocorreu há quatro anos como um diferencial para contemplar a riqueza gastronômica do Estado. "Não entra na questão de competitividade ele ser adotado em outros hotéis, mas sim valoriza a regionalidade. Temos uma adesão muito grande e, eu mesma, como quase todos os dias".

Com itens como bocaiuva, mandioca e rapadura no cardápio o Ritual, restaurante do Hotel Bahamas, também adotou o sobá há quatro meses. O chef Gustavo Helmey ressaltou que a demanda dos hóspedes e a eleição de prato típico da Capital impulsionaram essa inserção, que ganhou até publicidade no elevador do estabelecimento.

Já no Deville, a iguaria divide espaço com outras opções da culinária regional desde janeiro. A gerência estima que sejam servidas pelo menos 15 porções aos fins de semana.

Patrimônio - Há 12 anos, o sobá foi tombado como patrimônio imaterial de Campo Grande, tendo até festival realizado em agosto no local onde se popularizou: a Feira Central.

Sua escolha como prato típico, por meio de pesquisa popular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), passou a incorporá-lo dentro do Plano Municipal de Turismo. A titular da pasta, Nilde Brun, destacou ainda que a prefeitura se esforça para promover o sobá não apenas junto ao trade turístico, mas também em eventos externos em que se faz presente.

Juliano Battistel Wertheimer, presidente regional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), observou ainda que se os hotéis são o portal de entrada da cidade, nada mais justo do que eles incorporarem o principal cartão de boas vindas ao cardápio: o sobá.

Nos siga no Google Notícias