ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Ao invés de carne bovina ou de porco, tem gente que prefere sobá com dobradinha

Thaís Pimenta | 27/04/2018 08:42
Sobá com dobradinha? Pois tem gente que come e pede pra substituir a carne pelo bucho da vaca. (Foto: Paulo Francis)
Sobá com dobradinha? Pois tem gente que come e pede pra substituir a carne pelo bucho da vaca. (Foto: Paulo Francis)

O prato que já foi tema para um poema de Fernando Pessoa, a dobradinha, ou é amada ou odiada. Mas quem curte a refeição de origem portuguesa realmente gosta - e muito - e não vê problemas em misturar com uma receita quem vem do outro lado do mundo, por isso, na Feira Central de Campo Grande, dá pra comer sobá com dobradinha.

A combinação, para muitos, deliciosa, começou a ser servida desde quando a feira ainda nem era naquele ponto, entre a Calógeras e a 14 de julho. Como nem todos os restaurantes tem a dobradinha no cardápio, são só aqueles que a possuem que conseguem servir o cliente dessa forma. 

Na barraca do Taira, a primeira a esquerda, entrando pela Calógeras, faz mais de 13 anos que eles tem a opção de servir o sobá assim. "O primeiro cliente pediu, a gente cedeu a ele como opção e desde então pegou, deu certo, essa mistura. São dois pratos que os campo-grandenses amam muito", explica o dono, Elisberto Taira.

Elisberto é um dos que gosta de dobradinha. (Foto: Paulo Francis)
Elisberto é um dos que gosta de dobradinha. (Foto: Paulo Francis)

Ainda segundo o feirante, não é todo mundo que pede e, na verdade, nem é uma maioria. "Mas eu já vi até criança comer com os pais e adorar".

O preço se mantem porque a dobradinha não é adicional, é só substituição do ingediente da carne de vaca ou de porco, pelo bucho da vaca temperado. O segredo, de acordo com Taira, é cozinhar a dobradinha com limão rosa. "Ele tira o cheiro forte. Tem que deixar ela quase sem odor, mas manter um pouco porque quem gosta mesmo do prato gosta de sentir o cheiro". E mesmo sendo servido com molho de tomate, o sabor do próprio sobá não muda.

A equipe do Lado B encontrou outras três barracas que servem a receita, a do Marquinhos, da Jadi Sobá e a Nipônica. Ainda segundo Elisberto, qualquer barraca que sirva dobradinha pode substituir pro cliente. "É só pedir pro garçom", finaliza ele.

E você? Toparia experimentar essa mistura do Brasil com Okinawa? Diz pra gente!

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias