ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeita sanciona lei que permite instalação de bebedouros em praças e parques

Proposta também autoriza o Poder Executivo a contratar terceiros para a instalação e manutenção dos bebedouros

Por Mylena Fraiha | 07/10/2025 08:37
Prefeita sanciona lei que permite instalação de bebedouros em praças e parques
Flor Solar no Parque das Nações tem bebedouros com água gelada (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que autoriza a instalação de bebedouros públicos em praças e parques de Campo Grande. Por se tratar de uma lei autorizativa, não há obrigatoriedade de implantação por parte do município. A sanção foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A prefeita Adriane Lopes sancionou lei que autoriza a instalação de bebedouros públicos em praças e parques de Campo Grande. A proposta, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro, prevê que os equipamentos sejam instalados em locais de fácil acesso, próximos a áreas de maior concentração de pessoas. Os bebedouros deverão ser construídos com materiais duráveis, possuir sistema de filtragem e adaptação para pessoas com deficiência. A lei permite que o município contrate terceiros para instalação e manutenção dos equipamentos, embora não haja obrigatoriedade de implantação por ser uma lei autorizativa.

De autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), a proposta prevê que os bebedouros sejam instalados em locais de fácil acesso e visibilidade, preferencialmente próximos a pontos de maior concentração de pessoas, como playgrounds, quadras esportivas e espaços de convivência. A lei foi aprovada na Câmara Municipal no início de setembro.

A lei também determina que os equipamentos sejam construídos com materiais duráveis e de fácil limpeza, possuam sistemas de filtragem da água, sejam adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e sejam sinalizados com informações sobre a qualidade e o funcionamento da água. O texto ainda autoriza o Poder Executivo a contratar terceiros para a instalação e manutenção dos bebedouros.

Instalação - A reportagem entrou em contato com a assessoria da Prefeitura para saber se há interesse do poder público em realizar as instalações nos próximos meses. Em nota, a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) informou que já vem trabalhando na instalação de bebedouros em praças e parques da Capital, por meio de parcerias e processos próprios.

Segundo a fundação, em colaboração com a Águas Guariroba, três equipamentos já foram adquiridos e instalados nos parques Ayrton Senna, Jacques da Luz e Tarsila do Amaral. Além disso, informaram que há uma ata aberta para a compra de mais 11 bebedouros, o que deve ampliar a iniciativa para outros espaços públicos.

A fundação destaca, porém, que o vandalismo tem sido um grande desafio, já que muitos equipamentos acabam danificados. “Por isso, pedimos a colaboração da população para preservar os locais e garantir espaços de convivência em boas condições, voltados à qualidade de vida e ao bem-estar de todos”, diz trecho da nota.

[**] Matéria editada às 12h30 do dia 7 de outubro para acréscimo de resposta da Funesp.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.