ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeito lança novo programa de esgoto para atender 240 mil moradores

Wendell Reis | 28/04/2012 08:02
Com o projeto aprovado, a prefeitura espera que Campo Grande seja a primeira capital do País a universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto
Com o projeto aprovado, a prefeitura espera que Campo Grande seja a primeira capital do País a universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), tem um compromisso público agendado para este sábado (28). Pela manhã, às 8h30, o prefeito participa do lançamento do Sanear Morena III, considerado um projeto de universalização da cobertura de esgoto em Campo Grande. A cerimônia acontece na avenida José Barbosa Rodrigues com a avenida Amaro Castro Maia, no Jardim Aeroporto.

Com o projeto aprovado, a prefeitura espera que Campo Grande seja a primeira capital do País a universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto. Esta é a terceira etapa do programa de saneamento, que prevê investimento de R$ 636 milhões, garantindo a expansão da coleta e tratamento de esgoto para 100% da população.

A etapa terminará em 2025. A Águas Guariroba terá de implantar 2.200 quilômetros de rede, 45 quilômetros de interceptadores, duas estações de tratamento de esgoto, nas regiões do Imbirussu e do Nova Lima, e a ampliação das estações de esgoto já existentes, nos bairros Los Angeles e Sayonara.

A previsão é de que 240 mil moradores de 418 bairros de Campo Grande sejam beneficiados. A prefeitura afirma que mesmo com o incremento de quase 150%, o usuário não será onerado com o aumento da tarifa e só pagará a revisão anual, com base no IPCA.

Na primeira fase do Sanear Morena, entre 2006 e 2008, foram implantados 712 quilômetros de rede coletora de esgoto, com 43 km de interceptores, 12 km de linhas de recalque e emissários, 57.550 ligações domiciliares, oito novas estações elevatórias (bombeamento) e cinco ampliações, bem como uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para tratar 720 litros por segundo.

O segundo programa foi lançado em 2010, levando o serviço a região do Imbirussu. Com investimento de R$ 57 milhões, ocorreu a implantação de 139 quilômetros de rede coletora de esgoto, 13.066 domiciliares, 13,3 quilômetros de interceptores, 180 metros de linha de recalque, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto, com vazão de 120 litros por segundo. A obra atende 33 bairros e com a conclusão vai beneficiar 42 mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias