ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeito quer barreira sanitária no aeroporto da Capital

“Todos vão ser submetidos a exames", disse o prefeito que quer impor regras severas para o desembarque de passageiros

Anahi Zurutuza | 26/03/2020 18:55
Movimentação no aeroporto dia desses; passageiros não evitaram viagens, mas tentavam se proteger (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Movimentação no aeroporto dia desses; passageiros não evitaram viagens, mas tentavam se proteger (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) tinha a intenção de fechar o Aeroporto Internacional de Campo Grande para impedir a chegada de pessoas que possam trazer o coronavírus para a Capital, mas voltou atrás. Ele decidiu que então vai exigir a criação de uma barreira sanitária.

“Já que nos foi impedido de fechá-lo, vamos emitir uma série de normas para aqueles que desembarcarem, todos vão ser submetidos a exames”, afirmou na live da tarde desta quinta-feira (26).

Nesta terça-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que governadores e prefeitos têm poderes para restringir a locomoção em estados e municípios.  O ministro Marco Aurélio Mello sustentou que diante da pandemia por coronavírus, os prefeitos podem, por exemplo, fechar aeroportos, assim com portos e rodovias, desde que temporariamente.

Naquele dia, Marquinhos ainda não tinha batido o matelo. “Vamos fazer análises técnicas, talvez amanhã a gente venha com essa grande decisão é o fechamento dos aeroportos”.

Veio, contudo, logo depois à decisão do STF, novo decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tirando poderes dos chefes dos Executivos municipais e federais. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Eduardo Costa, depois de muita discussão, ficou decidido que não há como impedir a livre circulação de pessoas. “E se a pessoa quiser se tratar fora daqui?”.

Mas, regras severas devem ser impostas. “Já abrimos diálogo com o governo do Estado porque eles terão de operacionalizar isso”.

No fim de semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) já havia recomendado a implantação de barreira sanitária no aeroporto, com aferição de temperatura de todos os passageiros que desembarcarem por exemplo.

Nos siga no Google Notícias