ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeito veta de novo instalação de calçadas artificiais para lazer

Ricardo Campos Jr. | 28/09/2017 09:01
lustração de um projeto de parklet em São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo)
lustração de um projeto de parklet em São Paulo (Foto: Prefeitura de São Paulo)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), barrou pela segunda vez a iniciativa da Câmara Municipal para autorizar a instalação de parklets, uma espécie de calçada artificial destinada ao lazer e convivência montada em cima das vagas de estacionamento em vias públicas.

Em agosto deste ano, o vereador Gilmar da Cruz (PRB), em parceria com João Mato Grosso (PSDB), elaborou um projeto de lei que permitia a montagem das estruturas, mas no dia 11 daquele mês o gestor do Executivo rejeitou a proposta diante de lacunas encontradas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Um dos pontos negativos apontados pelo órgão foi a falta de diretrizes práticas sobre a instalação, como por exemplo estabelecer as larguras mínimas das calçadas onde os parklets poderiam existir, já que em lugares estreitos a passagem de pedestres poderia ser prejudicada.

Os vereadores, ao analisar o veto, decidiram então elaborar um projeto novo corrigindo as falhas apontadas pelo município.

Embora de acordo com os pareceres, o prefeito então vetou novamente a iniciativa questionando a constitucionalidade da norma.

Segundo Marquinhos, como as calçadas artificiais se enquadram nos elementos de ocupação do solo, caberia ao Executivo propor ou alterar as normas vigentes para possibilitar a montagem. Além disso, o Legislativo não pode aprovar medidas que impliquem em custos ao gestor municipal.

O veto foi comunicado por meio de mensagem publicada na edição desta quinta-feira (28) no Diário Oficial de Campo Grande. Parklets já são realidade em grandes centros pelo mundo. Uma das primeiras a comprar a ideia foi São Paulo.

Em Campo Grande, uma loja chegou a montar um parklet ocupando o espaço de dois casos na Rua Abrão Júlio Rahe, entre a 25 de Dezembro e a Arthur Jorge. Ele ficou ativo por dez dias e depois foi removido.

Nos siga no Google Notícias