ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prefeitura abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

Edital prevê fornecimento de frutas, verduras, pães e processados para doação a famílias em vulnerabilidade

Por Kamila Alcântara | 05/09/2025 14:25
Prefeitura abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar
Pequeno produtor cultiva hortaliças em MS (Foto: Bruno Rezende)

A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta sexta-feira (5), no Diogrande (Diário Oficial do Município), uma chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar. A iniciativa integra o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), modalidade Compra com Doação Simultânea Municipal, que vai garantir o fornecimento de produtos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeitura de Campo Grande abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar. A iniciativa visa adquirir frutas, hortaliças, raízes, panificados e outros produtos para famílias vulneráveis. Agricultores familiares cadastrados no Pronaf podem se inscrever entre 9 e 12 de setembro na Semades.O programa, que integra o PAA Compra com Doação Simultânea, prioriza agricultores inscritos no CadÚnico, mulheres, jovens e outros grupos. O limite de venda individual é de R$ 7,5 mil por ano. O fornecimento ocorrerá entre outubro de 2025 e abril de 2026, com pagamento via Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

O edital prevê a compra de frutas, hortaliças, raízes, panificados e produtos processados, que deverão ser entregues à Central de Segurança Alimentar e Nutricional. A lista inclui 55 itens in natura, como abacaxi, batata-doce, mandioca, melancia, tomate e couve-flor, além de 11 produtos processados, entre eles, pães, bolachas de polvilho, rapadura e mel de abelha.

A seleção será voltada exclusivamente a agricultores familiares de Campo Grande enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf válidos. O limite individual de venda é de R$ 7,5 mil por agricultor ao ano.

Os interessados devem apresentar propostas e documentação entre os dias 9 e 12 de setembro, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, na sede da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), localizada na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, nº 924, Shopping Marrakech, Centro.

A chamada estabelece ainda critérios de priorização: terão pontuação maior os agricultores inscritos no CadÚnico, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e produtores orgânicos certificados. A classificação final será publicada até sete dias após o encerramento das inscrições.

O fornecimento está previsto para o período de 6 de outubro de 2025 a 6 de abril de 2026, com pagamentos feitos diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome por meio de crédito bancário.

Segundo a publicação, o objetivo é fortalecer a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo município.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.