A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/12/2010 18:17

Prefeitura aposta em grafite para conter pixações na Orla Morena

Jorge Almoas
Mareco substitui a pixação pela sua arte (Foto: João Garrigó)Mareco substitui a pixação pela sua arte (Foto: João Garrigó)

Antes, o cinza do concreto. Depois, a tinta preta das pixações. E agora o colorido da arte do grafite. Os espaços de uso comum da Orla Morena ganham forma de “quadros ao ar livre”, para que os grafiteiros cubram as pixações e dêem novo visual para a recém-inaugurada obra da Prefeitura de Campo Grande.

Na tarde desta quinta-feira, uma dupla de grafiteiros fazia sua arte enquanto grupos de adolescentes e crianças deslizavam nos skates pelas pistas que ainda vão ser inauguradas oficialmente na noite de hoje.

Junior, de 23 anos, e Rafael Mareco, de 18 anos, usavam tintas e sprays para pintar rostos, meninos de skates e as letras que identificam essa arte de rua.

“Cada pintura tem a assinatura do artista, que a gente chama de tag. Diferente da pixação, onde o ‘cara’ pixa para marcar território, o grafite é uma expressão de arte, marcada pelo colorido e por uma estética própria”, explica Junior.

O estudante de artes Rafael Mareco desenhava o rosto de uma menina sem a boca. Ao lado, um balão com um coração dentro. “Se prestar atenção, vai entender que ela quer falar com o coração”, conta Mareco.

Mesmo com a nova “galeria” na Orla Morena, a pixação ainda domina o cenário no bairro Cabreuva. No muro da escola estadual Maria Constança de Barros Machado, uma das mais tradicionais de Campo Grande, as marcas do vandalismo ocupam o muro branco.

“É só a prefeitura liberar que a gente chama todo mundo e cobre esse branco com arte”, garante Junior, que não consegue viver do seu talento como grafiteiro. “Enfrento a madrugada em uma empresa de monitoramento de alarme. To virado desde ontem, mas queria terminar meu trabalho”, conta orgulhoso.

A prefeitura inaugura daqui a pouco, em solenidade oficial, a Orla Morena.

Nelsinho inaugura obras da Orla Morena nesta 5ª feira
O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), entrega casas no bairro Dom Antônio Barbosa e inaugura a Orla Morena nesta quinta-feira.Às 9h30, el...
Guarda Municipal detém dois pichadores na Orla Morena
O Serviço de Inteligência da Guarda Municipal, com apoio de guarnição de serviço, deteve nesta noite, por volta das 20h30, dois pichadores na Orla Mo...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions