ACOMPANHE-NOS    
MAIO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Prefeitura capacita 220 guardas municipais para uso de pistola .40

Guardas serão divididos em 11 turmas e capacitação deve terminar em julho de 2021

Por Ana Paula Chuva | 04/05/2021 16:37
Guardas que começaram treinamento nesta terça-feira (4). (Foto: Divulgação | GCM)
Guardas que começaram treinamento nesta terça-feira (4). (Foto: Divulgação | GCM)

Entre maio e julho de 2021, a Prefeitura de Campo Grande realiza curso de capacitação para uso de armas semi-automáticas para 220 Guardas Civis Metropolitanos. O efetivo foi dividido em 11 turmas para garantir as medidas de biossegurança em razão da pandemia de covid-19.

O curso de capacitação habilitará os guardas para uso de armamento letal e semi-automático de pistola .40 e é realizado pela Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e vai contemplar 35% do efetivo para portar este tipo de arma.

Na primeira etapa, que teve início nesta terça-feira (4), participam do treinamento 100 servidores e os outros 120 serão chamados depois. A capacitação está prevista para acontecer até o mês de julho deste ano. Segundo o titular da Sesdes, Valério Azambuja, com a capacitação esses 220 agentes ficarão autorizados a portar pistola .40 a partir de julho.

“Com a capacitação deste grupamento, 35% do efetivo hoje armado ficará autorizado a portar armamento letal, pistola .40, a partir de julho. Ressalta-se que o efetivo de 70% da GCM possui capacitação para o uso de armamento letal. Após a conclusão da referida capacitação, essa força de trabalho será integrada às demais instituições de segurança para atuação na redução e prevenção da criminalidade”, declarou Valério. O superintendente da PRF, Luiz Alexandre Gomes da Silva também acompanhou o início do treinamento, nesta terça-feira.

Ainda conforme a Sesdes, a capacitação é homologada pela Polícia Federal e o armamento para o treinamento é fornecido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), assim como os professores e o stand para realização do curso. No final os Guardas Civis que participaram recebem os portes de armas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário