ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura capacita 220 guardas municipais para uso de pistola .40

Guardas serão divididos em 11 turmas e capacitação deve terminar em julho de 2021

Ana Paula Chuva | 04/05/2021 16:37
Guardas que começaram treinamento nesta terça-feira (4). (Foto: Divulgação | GCM)
Guardas que começaram treinamento nesta terça-feira (4). (Foto: Divulgação | GCM)

Entre maio e julho de 2021, a Prefeitura de Campo Grande realiza curso de capacitação para uso de armas semi-automáticas para 220 Guardas Civis Metropolitanos. O efetivo foi dividido em 11 turmas para garantir as medidas de biossegurança em razão da pandemia de covid-19.

O curso de capacitação habilitará os guardas para uso de armamento letal e semi-automático de pistola .40 e é realizado pela Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) em parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e vai contemplar 35% do efetivo para portar este tipo de arma.

Na primeira etapa, que teve início nesta terça-feira (4), participam do treinamento 100 servidores e os outros 120 serão chamados depois. A capacitação está prevista para acontecer até o mês de julho deste ano. Segundo o titular da Sesdes, Valério Azambuja, com a capacitação esses 220 agentes ficarão autorizados a portar pistola .40 a partir de julho.

“Com a capacitação deste grupamento, 35% do efetivo hoje armado ficará autorizado a portar armamento letal, pistola .40, a partir de julho. Ressalta-se que o efetivo de 70% da GCM possui capacitação para o uso de armamento letal. Após a conclusão da referida capacitação, essa força de trabalho será integrada às demais instituições de segurança para atuação na redução e prevenção da criminalidade”, declarou Valério. O superintendente da PRF, Luiz Alexandre Gomes da Silva também acompanhou o início do treinamento, nesta terça-feira.

Ainda conforme a Sesdes, a capacitação é homologada pela Polícia Federal e o armamento para o treinamento é fornecido pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), assim como os professores e o stand para realização do curso. No final os Guardas Civis que participaram recebem os portes de armas.

Nos siga no Google Notícias