ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura defende obras contra enchente e repudia uso político do problema

Fernanda França | 12/01/2011 18:14

A prefeitura de Campo Grande divulgou hoje nota oficial destacando as obras que tem feito para solucionar o grave problema da drenagem de águas pluviais, que prejudica a população toda vez que chove na cidade.

O texto ressalta a expansão que a cidade tem vivido e o conseqüente aumento do volume de água que é despejado na rede hídrica e a atuação do poder público para sanar o problema.

Um dia após o fim da manifestação de moradores do Guanandi, que fecharam a avenida Ernesto Geisel em protesto, que contou até com greve de fome, a prefeitura repudiou por meio da nota “tanto as tentativas de manipulação política, quanto ironias e insinuações em torno de assunto tão grave”.

Confira a íntegra da nota:

Por dever constitucional e responsabilidade pública, o Governo da Capital tem respondido, com eficácia que as difíceis circunstâncias permitem, às graves emergências acarretadas por transbordamentos de alguns dos córregos que banham Campo Grande.

Em respeito aos dramas pessoais de quem tem sua casa ou seus negócios afetados por esses fenômenos climáticos – que, aliás, neste ano afligem muitas cidades brasileiras em escala sem precedente-, o Executivo Municipal repudia tanto as tentativas de manipulação ‘política’, quanto ironias e insinuações em torno de assunto tão grave.

O crescimento de Campo Grande nas últimas décadas expandiu, sem qualquer controle, a impermeabilidade - asfalto, calçadas, habitações, etc - despejando cada vez mais águas pluviais na intrincada rede hídrica de nada menos que 33 (trinta e três) córregos em território de pouco declive e, portanto, de baixa vazão.

A atual administração teve a coragem de iniciar a reordenação da drenagem da Capital, referenciada no resgate dos fundos de vale, hoje, uma intervenção urbanística reconhecida nacionalmente.

Nos córregos Sóter, Vendas, Segredo, Cabaça, Bandeira, Imbirussu e Serradinho já estão concluídas as obras que asseguram uma nova dinâmica de drenagem em extensas áreas. Em andamento, as obras nos estratégicos córregos Prosa e Anhanduí completarão o sistema que vai conferir a Campo Grande escoamento pluvial eficaz. Esses últimos intensamente afetados pela catástrofe de 27 de fevereiro de 2010.

Eventuais danos causados em alguns setores desses projetos em execução, por precipitações intensas e concentradas, como ora constatam os meteorologistas, não podem ser usados, a não ser por ignorância ou má fé, para desqualificar um conjunto de obras que têm qualidade e eficácia fartamente reconhecidas pelo Governo Federal. Cuja fundamental parceira, aliás, só se concretiza graças à excelência dos projetos e sua correta execução.

Por fim, o Governo da Capital reafirma, com a sua solidariedade, o compromisso intransferível de seguir mobilizando todos os esforços e recursos humanos, técnicos e financeiros para livrar Campo Grande, em breve, do longo ciclo de transbordamentos recorrentes, este ano agravado por circunstâncias climáticas mais extremas que estão acometendo todo o nosso país.

Campo Grande, janeiro de 2011.

Nos siga no Google Notícias