ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura depende do Ministério da Saúde para iniciar vacinação contra a gripe

Previsão é de que a campanha de imunização contra a influenza comece ainda em abril

Jhefferson Gamarra | 05/04/2021 15:09
Meta do Ministério da Saúde é vacinar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários em todo Brasil (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Meta do Ministério da Saúde é vacinar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários em todo Brasil (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, popularmente conhecida como gripe, ainda não tem data para iniciar em Campo Grande. De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão e de que a imunização comece no dia 12 de abril, em todo o país, simultaneamente com a aplicação das doses contra a covid-19.

Na capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), informou que aguarda o envio de mais informações para iniciar a divulgação da campanha, que está nacionalmente programada. “Ainda não temos definido oficialmente, o ministério sinalizou que seria ainda na primeira quinzena desse mês, porém sem detalhes de envio de doses”, informou o órgão. A previsão da pasta é seguir o calendário nacional, encerrando a campanha até o dia 09 de julho.

Ainda não foram definidos os locais de vacinação. Não se sabe se os pontos utilizados para a imunização contra a Covid-19 serão também usados para a aplicação das vacinas da gripe. A quantidade de doses destinadas para Mato Grosso do Sul também não foi informada, pois é de responsabilidade o ministério da saúde.

Em Campo Grande serão vacinados os mesmos públicos que estão sendo imunizados contra Covid-19. "O plano de imunização é baseado no das gripes, tendo em vista que os dois vírus vitimam principalmente as mesmas pessoas", explicou a Sesau.

O Governo Federal distribuirá 80 milhões de doses da vacina influenza, produzida pelo Instituto Butantan, para imunização do público-alvo em todo o Brasil. A meta é vacinar pelo menos, 90% dos grupos prioritários. A campanha de vacinação ocorrerá de forma escalonada, divididas em três etapas e os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização.

Nesta campanha, poderão ser imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Também fazem parte dos grupos prioritários as pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

De acordo com a nota do Ministério da Saúde, a preferência na vacinação deve ser primeiro contra a Covid-19 e, somente após isso, contra a gripe.

“Pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas”, informou.

Nos siga no Google Notícias