A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/03/2013 12:40

Prefeitura desapropria Área do Papa para ampliar cemitério Santo Amaro

Aline dos Santos e Mariana Lopes
Área é para ampliar cemitério. Ao fundo, muro do Santo Amaro. (Foto: Vanderlei Aparecido)Área é para ampliar cemitério. Ao fundo, muro do Santo Amaro. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Parte da Área do Papa, na Vila Sobrinho, foi desapropriada para ampliação do cemitério municipal Santo Amaro, o maior de Campo Grande. O decreto do prefeito Alcides Bernal (PP), divulgado na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial do Município), abrange área de 91.926,69 metros quadrados, ou seja, 9,1 hectares.

Conforme o decreto 12.114, a declaração de utilidade pública obedece ao decreto de lei federal que permite desapropriação para “construção de edifícios públicos, monumentos comemorativos e cemitérios”. A área é delimitada pelas avenidas Presidente Vargas, Alfredo Scaff, Cassiano Sandim de Rezende e o cemitério. 

"Mandei desapropriar para aumentar o cemitério. Estava muito pequeno", afirmou o prefeito nesta terça-feira. No passado, o terreno, ao lado onde hoje repousa a estátua do papa João Paulo II e uma galeria com todos os mandatários da Igreja Católica, foi motivo de briga judicial.

A área, de 55 hectares, leva este nome em homenagem ao Papa João Paulo 2, que rezou missa no local em 1991.

Em 2005, uma ação na Justiça questionou a transação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Construtora Financial, que recebeu 33 hectares do poder público como pagamento por obras executadas na região do Carandá Bosque e Parque dos Poderes.

À época, a denúncia era de que a área foi avaliada por um preço bem menor que o de mercado (R$ 10,52 o metro quadrado, quando os imóveis lindeiros tinham o valor de R$ 28) e que a negociação desrespeitou lei municipal , de licitações e de responsabilidade fiscal. No entanto, a Justiça não viu irregularidade no procedimento.

Outros 19 hectares, deixados para ampliar o cemitério Santo Amaro, foram desafetados pela Prefeitura. Com o decreto, parte da área retorna para posse do município. O cemitério tem 37.141 covas.

Confundido com ladrão, homem causa acidente e acaba agredido
Flávio Guimarães Fernandes, 39 anos, foi confundido com ladrão e agredido por moradores após se envolver em acidente. O caso aconteceu na madrugada d...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


E o Bernal? Preocupado com a população.... Não consegue aumentar o número de médicos na capital, então, aumenta a área do Cemitério. Parabéns....
 
Lucimar Espindola Eudociak em 13/03/2013 09:08:43
Esta é a beleza da Democracia. Qualquer cidadão tem o direito de expressar a sua opinião.
 
Jose Wilson Nunes em 13/03/2013 08:31:00
faz cemiterio de gavetas sobrados não ocupa espaço,tem tanta coisa para ser resolvido com mais urgencia , vai mecher com espaço para diversões , e cultos católicos é pra acaba mesmo
 
angelica miranda em 13/03/2013 08:12:43
Parabéns Bernal por essa magnifica desapropriação, essa área era da prefeitura mesmo, mas por causa de negociações ilicitas foi parar nas mãos de grandes investidores ,c/ a conivencia de governantes, e agora justiça está sendo feita, quando essa área foi negociada ela valia o triplo do que foi paga na epoca, foi td feito de maneira errada mais uma vez foi feito Justiça !!!
 
heitor garcia em 13/03/2013 08:07:48
...não pretendemos ter um prefeito que consiga agradar a todos, mas que seja capaz de tomar decisões técnicas e de acordo com a evolução havida...não de um imitador de ações de tempos já tão distantes e desprovidos dos conhecimentos hoje existentes.
 
Cícero Crepaldi em 13/03/2013 08:06:15
Eu axo eh pouco ele fazer, tomara que faça muitaa coisa pior e que de preferencia afete quem votou nele, a administração passada nao era a melhor mas garanto q fazia bem mais do que esse cara vai fazer!!! #axopouco
 
Gabriela Bueno em 13/03/2013 07:44:13
Deus te proteja e te abençoe Sr Prefeito!!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca vi um povo que não sabe peder desta forma... Fico pensando como vai ser em 2014 qdo e resto tb vai cair fora!!! Alias eles ja estao se esfregando no PT né!! por que será????
 
Gracyella Galahardo em 13/03/2013 07:36:56
Engraçado!!!!! em vez de aumentar o numero de médicos,como foi prometido. o Bernal vai aumentar o cemitério.......kkkkkk
 
daniela dias em 13/03/2013 01:06:42
eu imagino que tem que fazer os dois crematório e amentar o cemitério porque nos nao moramos num pais democrático a onde as pessoas tem direito de escolher como deve ser enterrado e seus parentes que cuida do velório tem que fazer oq os seus ente queridos quer pois afinal de conta e o ultimo pedido não e agora esse povo não tem mesmo o q fazer ne fica preocupando com os mortos dos outros por que eles não sente quando o morto não e seu
 
Carlos Alberto Cabral da silva em 13/03/2013 00:01:20
Eu sinceramente, já me arrependi de ter votado no Bernal. do jeito que está indo, vai acabar com nossa cidade, tomara que passe logo esses quatro anos... Muito idiota....
 
Genivaldo Caitano de Oliveira em 12/03/2013 23:57:43
O prefeito não nenhuma critividade!!!!Faz o cemiterio do lado DETRAN,INDUBRASIL.....qualquer lugar mais ali é muito central !!!!!!Daqui alguns anos vai dar problemas!!!! Acorda gente!!!! Vamos parar com isso...esse prefeito vai acabar com Campo Grande!!!
 
Marcelo Pedroni em 12/03/2013 23:48:56
Está na hora de fazer cemitério horizontal, como nos grandes centros; crematório também seria uma outra opção.
 
julia rodrigues em 12/03/2013 23:03:08
Quem votou nesse Bernal sei lá da onde veio, arrepedeu até o último cabelo do...
 
sidnei da fonseca veiga em 12/03/2013 22:57:36
Acho um gde absurdo essa decisão do ilustre alcaide! Não é um governo do povo pelo povo, como ele dizia. Cade que esse fulano que ocupa hoje o Paço Municipal consultou a população e em especial os moradores da região. Porque ele não fez o mesmo como foi feito com o Cemitério Santo Antônio. Autorizar o sepultamento apenas para aqueles que já possuem o terreno, mesmo a título precário e abrir um outro cemitério em uma localidade bem mais distante. Torço para que o espírito do Prefeito Ari Coelho (aquele que transferiu o Cemitério do centro para o Santo Antônio) possa ajudá-lo a tomar medidas mais sensatas a favor da população de Campo Grande!
 
Josevaldo Pereira em 12/03/2013 22:10:37
Já era mais que tempo que o nosso cemitério público ampliasse.

Mas concordo em relação ao crematório público, já que enquanto um sepultamento simples custa pelo menos 200 reais, o serviço pago em um crematório público numa cidade como São Paulo, por exemplo, sai a partir de 105 reais.

Porém o problema é que as pessoas que se utilizam do cemitério público, ainda são apegadas ao corpo do ente, e possuem a necessidade do sepultamento e ida frequentes ao local.
 
Thiago Dharlan em 12/03/2013 21:57:14
Então sr Prefeito, nós não fomos nem imfomados da decisão..que dira ser ouvido!!
a saude devia ter mais atenção, evitar as mortes no transito, também é necessario.
por favor, faça algo melhor por Campo Grande.
se quizer aumentar o cemitério... tudo bem!! mas não aqui no bairro,compra uma area lá perto do inferninho.
E aqui vai uma pergunta..quem é dono da Financial??
 
Eliria Dieckow em 12/03/2013 21:36:47
Existe muitas áreas fora do perímetro urbano que poderiam criar um novo cemitério municipal.
Seria interessante deixar aquele espaço para lazer da população que ainda vive e necessita de de mais atenção do poder público.
Daqui mais alguns anos, com certeza até mesmo a praça do Papa vai ser utilizada para ampliação do cemitério.
Pensem nisso.
Cuidado moradores do Residencial Flamingos!
 
tiago santos em 12/03/2013 21:15:42
Algumas pessoas que escrevem aqui é muito fora da casinha...Esse prefeito esta metendo os pés pelas mãos, temos que presenvar o nosso solo sim e crematório geralmente é terceirizado e está na hora de fazer um cemitério horizontal, isso é uma locura meu povo....
 
Claudia Moraes em 12/03/2013 20:41:43
Para alguem falar de crematório tem que conhecer do assunto e no Brasil tem poucos. Talvez se o prefeito distribuir mel, vai ter uns que preferem limão. Para quem está infeliz, nada satisfaz ou justifica. Uma vez um prefeito queria tirar os trilhos do centro, veio os mau amados e fizeram guerra; Ele mandou tirar na madrugada, amanheceu o dia sem e está até hoje. Gostei dessa atitude desse prefeito. Se você perguntar opinião vai ter sempre os contra tudo; é perda de tempo em muitas coisas.
 
luiz alves em 12/03/2013 20:36:35
Parabéns Prefeito por sua atitude, estava mais do que na ora de ampliar este cemitério, já estava vergonhoso ter que sepultar nossos ententes queridos nas ruas do cemitério, ocorrendo quando em visita no cemitério a nossos falecidos termos que passar por cima de túmulos. Sua atitude foi bastante corajosa e valiosa, fez o que nenhum outro Prefeito teve coragem de fazer.
 
Marcio Medeiros em 12/03/2013 20:25:28
pelo amor de deus sr prefeito ,tem muitas outras coisas para ser feita em campo grande .chega de ficar na radio dando de bom prefeito, que não cola !vamos acorda tem muitos bairros prescisando de asfalto e segurança.menos de crematorio rsrsrsr.....,
 
eder ferreira em 12/03/2013 20:23:59
Sou a favor do crematório já!, uma vez que não gera problemas futuros, como dengue e expansão territorial p quem morreu, acho que precisamos evoluir p melhor.
 
Jeferson Antunes Theodoro em 12/03/2013 19:44:52
marcel até concordo com vc em parte o problema é que o bernal não vai saber como propor/projetar/executar um sistema de drenagem da matéria decomposta., mas se vc sair para prefeito pode ter meu voto!
 
samuel vosni em 12/03/2013 19:30:13
Prezado sr. João,

Há modos de se evitar degradação ambiental mesmo nos cemitérios convencionais. Basta propor/projetar/executar um sistema de drenagem da matéria decomposta.

Impor a cremação como destino "exclusivo" de restos mortais, a meu ver, é inviável. Sobretudo por motivos religiosos (há crenças que pregam a cremação para afirmar que a alma humana morre junto com o corpo, isso seria um problema enorme, p. ex., para muitos católicos). Seria atentar (mesmo que indiretamente) contra a liberdade de religião que o Estado diz defender.

Evidentemente o que não pode é, nessa área do Santo Amaro, usar-se o sepultamento "in natura".
 
Marcel Ozuna em 12/03/2013 17:24:44
crematorio apoiado! mas nunca que o bernal ia fazer algo assim...
 
samuel vosni em 12/03/2013 17:05:45
Crematório!!! São poucas pessoas que aceitam que seu ente seja cremado, e quanto a contaminação, é só pedir para fazer as gavetas , conforme é feito em outros cemitérios! Infelizmente, nenhuma gestão agrada... nem situação, nem oposição, enquanto estivermos sob domínio partidário, a cidade não caminha para lugar nenhum...
 
maria aparecida almeida em 12/03/2013 16:51:43
Leiam o comentário do Gilberto Ozumo, algo muito sensato:
O Mato Grosso do Sul é conhecido no resto do país, como um Estado que tem compromisso com o meio ambiente. E o cemitério Santo Amaro é um cemitério popular, onde se sepulta o defunto, diretamente no solo. Isto afeta o meio ambiente e até mesmo o Aquífero Guarani, pois lá é uma região de terra vermelha quase roxa e neste tipo de solo o lençol freático é quase a flor da terra. No passado se construiu esse cemitério porque não se tinha o menor zelo pelo meio ambiente, mas agora sr. prefeito, existe esse zelo. Moro na região e acho que o João M. de Souza está certo; crematório seria a melhor solução. Temos doenças e bactérias terríveis nos dias de hoje, que ainda não se tem cura. Pensem todos nisso ou deixem esse prefeito permitir que se contaminem a maior reserva de água doce do planeta.
 
RICARDO MOTA HIGA em 12/03/2013 16:06:55
o senhor prefeito,não gostaria de continuar vendo esses cemitérios criador de dengue,está na hora de termos um crematório na nossa capital.
 
Elisangela da costa lemes em 12/03/2013 15:57:55
CREMATÓRIO é isso que precisa nossa cidade!! aff.
 
sandra lima em 12/03/2013 15:53:21
ué ! mas ele disse que ia ouvir as pessoas quem ele consultou para desapropriar a area!? qu tipo de pesquisa ele fez? o bernal ta recebendo criticas pois essa foi a campanha dele foi critica em cima da outra administração e agora ele nao acrescenta nada de bom a cidade, cade as consultorias que ele ia fazer? vai fazendo algumas coisas polemicas assim e obras de avanço e melhoria nenhuma em vigor!
 
samuel vosni em 12/03/2013 15:47:56
Mas gente!!!!!!!!! Esse prefeito não pode fazer nada que já vem críticas???????/ Crematório, vai dinheiro, se ele fizesse iriam reclamar do dinheiro em vão.Se ele não se importasse com os mortos de vocês mesmo ( pois os deles nao estão aki) reclamariam.Não se preocupe Alcides Bernal, nem Deus agradou a todos qtos mais o senhor um prefeito que vai agradar???????????? Deixem o homem trabalhar.
 
Maete ferreira em 12/03/2013 15:29:29
seria melhor um crematorio do q aumentar a areia do cemiterio
 
jairo aamarante da silva em 12/03/2013 15:28:04
Só quero saber pra onde vai as folias juninas e carnaval,so espero que não seja para perto da minha casa.que seja para os lados do autodromo saida para tres Lagoas,bem longe, e que a exposição de gados tambem,que fique tudo junto por lá.
 
Teresa Moura em 12/03/2013 15:21:06
O Mato Grosso do Sul é conhecido no resto do país, como um Estado que tem compromisso com o meio ambiente. E o cemitério Santo Amaro é um cemitério popular, onde se sepulta o defunto, diretamente no solo. Isto afeta o meio ambiente e até mesmo o Aquífero Guarani, pois lá é uma região de terra vermelha quase roxa e neste tipo de solo o lençol freático é quase a flor da terra. No passado se construiu esse cemitério porque não se tinha o menor zelo pelo meio ambiente, mas agora sr. prefeito, existe esse zelo. Moro na região e acho que o João M. de Souza está certo; crematório seria a melhor solução. Temos doenças e bactérias terríveis nos dias de hoje, que ainda não se tem cura. Pensem todos nisso ou deixem esse prefeito permitir que se contaminem a maior reserva de água doce do planeta.
 
Gilberto Ozuna em 12/03/2013 14:51:49
As pessoas em primeiro lugar! (slogam do Bernal) kkkk ai ele vem e aumenta o tamanho do cemitério kkkk ...
 
Paulo Lopes em 12/03/2013 14:44:31
Parabéns prefeito, melhor cemitério do que residência "vivo" por perto!!!!! E o Sr. esta de parabéns pelo belo trabalho na nossa capital.
 
AVANIR CARDOSO ARAUJO em 12/03/2013 14:38:59
Concordo cm vc João M. de Souza pq não um crematório municipal sr.prefeito??
 
Lucyneide Santos em 12/03/2013 14:28:59
Então o Bernal fez campanha pautada para o povo e pelo bem do povo, então é isso ai ele quer tão bem o povo que até já está aumentando o tamanho do cemitério, com tantas outras coisas muito mais importantes para serem realizadas na capital, é pra acabar mesmo...