ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Prefeitura desapropria Área do Papa para ampliar cemitério Santo Amaro

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 12/03/2013 12:40
Área é para ampliar cemitério. Ao fundo, muro do Santo Amaro. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Área é para ampliar cemitério. Ao fundo, muro do Santo Amaro. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Parte da Área do Papa, na Vila Sobrinho, foi desapropriada para ampliação do cemitério municipal Santo Amaro, o maior de Campo Grande. O decreto do prefeito Alcides Bernal (PP), divulgado na edição de hoje do Diogrande (Diário Oficial do Município), abrange área de 91.926,69 metros quadrados, ou seja, 9,1 hectares.

Conforme o decreto 12.114, a declaração de utilidade pública obedece ao decreto de lei federal que permite desapropriação para “construção de edifícios públicos, monumentos comemorativos e cemitérios”. A área é delimitada pelas avenidas Presidente Vargas, Alfredo Scaff, Cassiano Sandim de Rezende e o cemitério.

"Mandei desapropriar para aumentar o cemitério. Estava muito pequeno", afirmou o prefeito nesta terça-feira. No passado, o terreno, ao lado onde hoje repousa a estátua do papa João Paulo II e uma galeria com todos os mandatários da Igreja Católica, foi motivo de briga judicial.

A área, de 55 hectares, leva este nome em homenagem ao Papa João Paulo 2, que rezou missa no local em 1991.

Em 2005, uma ação na Justiça questionou a transação entre a Prefeitura de Campo Grande e a Construtora Financial, que recebeu 33 hectares do poder público como pagamento por obras executadas na região do Carandá Bosque e Parque dos Poderes.

À época, a denúncia era de que a área foi avaliada por um preço bem menor que o de mercado (R$ 10,52 o metro quadrado, quando os imóveis lindeiros tinham o valor de R$ 28) e que a negociação desrespeitou lei municipal , de licitações e de responsabilidade fiscal. No entanto, a Justiça não viu irregularidade no procedimento.

Outros 19 hectares, deixados para ampliar o cemitério Santo Amaro, foram desafetados pela Prefeitura. Com o decreto, parte da área retorna para posse do município. O cemitério tem 37.141 covas.

Nos siga no Google Notícias