ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho

Nyelder Rodrigues | 11/12/2017 19:53

A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, referente a revitalização da via, uma das principais do comércio da Capital.

Denominado gentrificação, o estudo analisa como uma região ou bairro tem suas dinâmicas e composição alteradas diante da construção de novos pontos comerciais ou novos edifícios, valorizando a área e afetando a população de menor renda.

"Quando o local é revitalizado ele passa a ter uma valorização maior e muitas vezes isso provoca aumento de aluguel e expulsa o morador ou comerciante antigo, que pagava um valor dentro de sua possibilidade e com a valorização mobiliária ele pode não conseguir pagar", explica arquiteta Neila Vieira.

Ela ainda completa que o fenômeno é uma preocupação também do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que vai financiar a obra em US$ 56 milhões. "Então estamos fazendo um plano de mitigação do plano socioeconômico para tentar evitar este processo de gentrificação", explica Neila.

A analista do Sebrae, Andréa Fialho conta que a equipe foi convidada para fazer a pesquisa que resultará na análise para a execução do projeto Reviva Centro e junto com os empresários realizar as inovações nos empreendimentos.

"Hoje nós temos um mercado estabelecido de um público que atende o público da 14 de Julho. Com a elaboração e execução do projeto este público vai mudar e o Sebrae tem o papel de apoiar essas empresas com consultorias, treinamentos e capacitação para os colaboradores. Vamos rever o modelo de negócio, verificar o que eles estão vendendo hoje", diz a analista.

A revitalização do Centro compreende na requalificação da rua 14 de Julho, implementação de um projeto piloto de habitação, estudos de viabilidade técnica e econômica para áreas de interesse no Centro, e atualização do Plano Diretor.

Nos siga no Google Notícias