Prefeitura investe R$ 142 mil em oficina de chocolate
Edital prevê compra de produtos e frutas para curso que estava previsto para iniciar em março deste ano
Em meio às medidas de contenção de gastos, a Prefeitura de Campo Grande abriu licitação de R$ 142,3 mil para realizar uma “Oficina de Chocolate Criativo”, vinculada ao projeto “Oficinas de Culinária – Capacitando e Gerando Renda”, executado pela Secretaria Especial da Casa Civil.
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A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação de R$ 142,3 mil para realizar uma "Oficina de Chocolate Criativo", parte do projeto "Oficinas de Culinária – Capacitando e Gerando Renda". A iniciativa ocorre em meio a medidas de contenção de gastos do município, que incluem redução salarial de 20% para prefeita e secretariado. O projeto visa capacitar 2.800 pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente jovens e mulheres, através de 112 oficinas presenciais. Para a Oficina de Chocolate Criativo, estão previstas 52 turmas, totalizando 1.300 alunos, embora o cronograma inicial, que previa conclusão em agosto, tenha sofrido atrasos.
A abertura do processo foi publicada nesta segunda-feira (3) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) e prevê a compra de uma série de insumos e materiais de confeitaria, como chocolates, embalagens e utensílios.
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Entre os itens listados estão 42 barras de chocolate branco, 375 coberturas de chocolate amargo, 663 cremes de leite, 1.417 leites condensados e 171 leites integrais. Também constam 1.365 formas de acetato e silicone para bombons e ovos de Páscoa, além de embalagens, celofanes e luvas.
O processo será na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço, com recebimento de propostas até 7h59 do dia 1º de novembro e abertura da sessão às 8h do mesmo dia. Mais informações podem ser conferidas no Portal da Transparência, por meio deste link.
O investimento ocorre no momento em que o município aplica restrições orçamentárias. Na última semana, a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou corte de 20% nos salários dela, da vice-prefeita Camilla Nascimento (Avante) e de todo o secretariado. Além disso, desde esta segunda-feira (3), o expediente das repartições municipais foi reduzido das 7h30 às 13h30, até fevereiro de 2026.
A criação do projeto foi publicada em abril, com o objetivo de capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social e desemprego, especialmente jovens e mulheres, em áreas com alta demanda de trabalho, como confeitaria e panificação. Segundo a justificativa, o programa busca promover inclusão social e autonomia financeira.
O projeto prevê 112 oficinas presenciais, com 25 alunos por turma, totalizando 2.800 capacitações nas sete regiões urbanas e dois distritos da Capital. Cada participante receberá material didático individual e as aulas terão carga horária de 4 horas, com parte prática e degustação dos produtos.
No caso da Oficina de Chocolate Criativo, estão previstas 52 turmas, com 1.300 alunos atendidos. As aulas devem ocorrer em locais designados pela prefeitura, como o Instituto Mirim, e serão ministradas por instrutores municipais ou contratados por meio de licitação.
Entretanto, o cronograma inicial do projeto previa o início das atividades em maio e a conclusão em agosto deste ano, mas a licitação para aquisição dos produtos foi publicada apenas agora, em novembro.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para saber se o valor já estava previsto antes das medidas de contenção de gastos e o motivo do atraso na execução das oficinas. O espaço segue aberto.
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